2ª Vindima de Altitude 2015 em Santa Catarina

Displaying dsdsd.png

Para os amantes do vinho, Santa Catarina, mais especificamente a região de São Joaquim, terá de 26 a 29 de março, a 2ª edição da Vindima, evento que celebra o período entre a colheita das uvas e o início da produção do vinho.

A 2ª Vindima será um circuito cultural itinerante e gratuito, com mais de 20 apresentações, que acontecerá no Centro de São Joaquim, em vinícolas da região e, ainda, contará com um Festival Gastronômico.

Na programação do evento, além de exposição das vinícolas, degustações de vinhos e atividades culturais, estão incluídos almoço e jantar nas vinícolas, seminários, palestras, happy hour, café colonial e missa festiva. O evento é organizado pela Associação Catarinense de Produtores de Vinhos Finos de Altitude (Acavitis), com apoio do Sebrae, prefeituras e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Funturismo, SDR São Joaquim e Santur.

O Sabores de Altitude – Festival de Gastronomia é uma evento realizado pelo SEBRAE e ocorre dentro de 10 restaurantes participantes. Cada um deles oferecerá aos clientes um prato típico da região com um 50% de desconto. A gastronomia da região vem sendo incrementada com a instalação de novos restaurantes e destaca-se por ser um misto da culinária regional com toques contemporâneos e até internacionais. Dentre os pratos oferecidos haverá opções de truta, frescal de picanha e entrevero. O Festival contará com um guia impresso para facilitar a localização e a escolha dos restaurantes. Além dos saborosíssimos pratos selecionados, todos os restaurantes possuem carta de vinhos com excelentes opções produzidas na região. O Sabores de Altitude ocorre em paralelo à Vindima.

A colheita A produção de uvas de altitude – acima de 900 metros do nível do mar – foi iniciada em 1999 e hoje conta com mais de 500 hectares plantados. Em 2015, a safra, que acontece entre os meses de março e maio, deve ter incremento de 25% em relação ao ano passado, quando foi colhida 1,5 milhão de tonelada. São 35 vinícolas na área de atuação da Acavitis, sendo que 18 delas comercializam cerca de 150 rótulos, alguns premiados no Brasil e exterior. Juntas, produzem 1 milhão de garrafas/ano e possuem faturamento anual superior a R$ 100 milhões. (Dados: www.serrasc.com.br)

PROGRAMAÇÃO OFICIAL 2ª VINDIMA DE ALTITUDE
26/03 (quinta-feira)
12 às 15h – Almoço na Vinícola Monte Agudo (São Joaquim) 49.9985.1446
17h – Abertura Oficial
20h – Jantar na Vinícola Monte Agudo 49.9985.1446
27/03 (sexta-feira) 
9h – Seminário da Acavitis/Epagri
Local: Epagri
12h – Almoço nas vinícolas D’alture 49.3233.0422 (São Joaquim) e Monte Agudo 49.9985.1446
16h – 20h Atividades culturais
17h – Happy hour nas vinícolas
20h – Jantar nas vinícolas
28/03 (sábado)
13h – 20h Atividades culturais
12h às 15h – Almoço nas vinícolas
16h – Escola do Teatro Bolshoi
17h – Happy hour nas vinícolas
18h – Café Colonial na Vinícola Santo Emílio 49.3223.0208 – Apresentação do Jazz – Batuca Jazz Trio
20h – Jantar nas vinícolas
29/03 (domingo)
10h – Missa festiva
11h – 17h Atividades culturais
12h às 15h – Almoço nas vinícolas D’alture, Monte Agudo e Santo Emílio
15h – Apresentação do Concerto da Vindima
16h – Encerramento
 
Todos os dias
Degustação de vinhos finos de altitude ao lado da Praça de São Joaquim com estandes das vinícolas Abreu Garcia, Basseti, D’alture, Hiragami, Kranz, Leone Di Venezia, Monte Agudo, Pericó, Quinta da Neve, Santo Emilio, Suzin e Vila Francioni, além de Casa do Vinho e Santur.

Programação A programação completa da 2ª Vindima você pode conferir clicando aqui: http://www.serrasc.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6257:2o-vindima-de-altitude-&catid=388:noticias

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…