Do Brasil para Luxemburgo

Em 2017, um grupo de jovens começou a produzir vinho em sua casa, inicialmente com apenas 300 garrafas. Agora, em 2023, planejam alcançar a marca de 80.000 garrafas e estão expandindo para o mercado europeu. Lucas Foppa e Ricardo Ambrosi estão celebrando a exportação de 600 garrafas de vinho para Luxemburgo.

O embarque ocorreu em 24 de outubro e a expectativa é que essas garrafas estejam nas mesas dos apreciadores luxemburgueses ainda este ano. O lote inicial, composto por dois rótulos da linha Foppa & Ambrosi Brazilian Collection – o Cabernet Franc e o Alvarinho – e o Tenuta Foppa & Ambrosi Insolito Blend Corte V, partiu de Garibaldi, na Serra Gaúcha.

 

Com seis anos de experiência à frente da vinícola, os enólogos estão entusiasmados com as oportunidades que se abrem para eles. A Tenuta Foppa & Ambrosi destaca-se como a única vinícola brasileira a produzir vinhos no Napa Valley, na Califórnia. Ao estrearem no mercado europeu, próximo aos principais players do setor, os jovens empresários expressam orgulho e renovada motivação para continuar seu trabalho. Foppa compartilha: “Estrear na Europa em um mercado tão maduro é incrível, nos enche de orgulho e nos motiva ainda mais.” Ambrosi acrescenta: “Estamos focados em deixar nossa marca e conseguimos impressionar. É emocionante pensar que nosso vinho estará nas mesas dos luxemburgueses.”

O início dessa trajetória ocorreu quando um italiano residente em Luxemburgo visitou a vinícola em Garibaldi. Em um curto período de tempo, da visita ao fechamento do negócio, os jovens enólogos viram suas garrafas conquistarem espaço nos mercados de Luxemburgo e Bélgica. De acordo com dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), Luxemburgo ocupa a segunda posição, logo atrás de Portugal, no consumo per capita de vinho, atingindo a marca de 55 litros.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…