O vinho mais antigo do mundo está na Espanha 

Uma descoberta arqueológica recente mudou o que sabíamos sobre a história do vinho. Em 2023, arqueólogos espanhóis revelaram que o vinho mais antigo do mundo foi encontrado em Carmona, na província de Sevilha, na Andaluzia. O líquido, datado de 2.000 anos atrás, foi encontrado dentro de uma urna funerária romana lacrada, durante uma reforma residencial. O que surpreendeu os cientistas foi o estado de conservação do vinho: embora sem álcool, ele manteve seus elementos fenólicos, que permitiram identificar sua origem vínica e até mesmo o tipo de uva.
A análise química confirmou que se tratava de vinho branco, provavelmente elaborado a partir de castas locais cultivadas na Bética, uma das principais regiões produtoras de vinho durante o Império Romano. Este achado coloca a Espanha no centro das atenções do mundo do vinho e da arqueologia, superando o antigo recordista: um vinho tinto encontrado em Speyer, na Alemanha, dentro de uma tumba romana, datado do século IV (cerca de 1.650 anos atrás). O chamado Speyer Wine Bottle (ou Römerwein) era até então considerado o vinho líquido mais antigo conservado.
A descoberta em Carmona é significativa não apenas pela idade, mas também pelo contexto: reforça o papel da Península Ibérica como uma importante região vitivinícola na Antiguidade. E mais – alimenta ainda mais o fascínio humano pelo vinho como bebida simbólica, cultural e espiritual ao longo da história.
O vinho de Carmona pode não ser degustável, mas serve como um poderoso lembrete de que a tradição do vinho na Espanha é muito mais antiga do que se pensava – e continua viva até hoje.
Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…