Saca-rolhas: instrumento imprescindível

Saca-rolhas
Saca-rolhas desde a antiguidade até os dias de hoje, um instrumento importante
A primeira referência textual da existência de um saca-rolhas está no Tratado da Sidra, escrito pelo inglês James Worligge, em 1676, quando ele citou no documento “um parafuso de aço utilizado para remover as tampas das garrafas”. No entanto, o instrumento tornou-se mais conhecido a partir do século XVIII, mesma época em que teve início a fabricação em larga escala de garrafas de vidro para comercialização de vinhos e da rolha de cortiça como vedante.

Saca-rolhas
Saca-rolhas em T
Saca-rolhas no blog vinho tinto
Saca-rolhas de alavanca única: muito utilizado por garçons no Brasil

Naquele tempo, os primeiros saca-rolhas contavam com um sistema de base tipo “T” e com espiral. Somente a partir de 1850 começaram a aparecer os saca-rolhas de alavanca para facilitar a abertura do vinho. No final do século XIX, surgiu o modelo com uma única alavanca e que, até hoje, é o preferido dos garçons em todo mundo. Depois de dois séculos é claro que apareceram saca-rolhas de diversos tipos, marcas e formas. De lá pra cá, muitas indústrias começaram a desenvolver métodos para sacar a rolha de modo simples e eficaz, investindo na melhoria da alça e na mecânica do sistema do instrumento.

Carlos Fasolo
Carlos Fasolo – o maior colecionador de saca-rolhas do Brasil (Foto: Gilmar Gomes)

Hoje, há quem colecione saca-rolhas. Pudera há de todas as formas: alavanca única, de aço, de prata, de ponta dupla, em forma de T, de lâminas, elétrico e muito mais. No Brasil, só o médico e enófilo Carlos Alberto Fasolo, de Bento Gonçalves (RS), possui uma coleção com mais de 1300 tipos.  

Saca-rolhas
Saca-Rolha Screwpull – para mim, o melhor!

Para mim o screwpull  continua sendo o melhor saca-rolhas que existe. Ele mede cerca de 15 centímetros e é feito de plástico ou de aço inoxidável e é super fácil de usar, pois não requer muita força.

Mas como viver é aprender, dia desses, encontrei  o amigo Roberto Fragoso, dono da franquia da enoteca Vintage, no Iguatemi Shopping de Brasília, conheci mais um saca-rolhas muito interessante e que me pareceu muito prático também: o  saca-rolhas pneumático. Veja o vídeo para ver como funciona a engenhoca:

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…