Restaurante Universal tem carta de vinhos e bebidas premiada pela Prazeres da Mesa

Fachada Restaurante Universal

O Restaurante Universal foi eleito mais um ano como detentor da melhor cartas de vinhos e de bebidas do país em 2108. Em cerimônia realizada no dia 18 de junho, em São Paulo, a chef Mara Alcamim e a esposa Luciana Fabrino Alcamim receberam os prêmios Melhores do Vinho e Melhores Cartas de Bebidas, concedidos pela revista Prazeres da Mesa, um dos principais veículos nacionais de gastronomia. Na categoria de bebidas, a casa foi a única de Brasília a ser premiada, com menu assinado pelo bartender Fabio La Pietra.

Em 2018, o veículo completou 15 anos de homenagens aos principais chefs e estabelecimentos gastronômicos de vários segmentos, além de ícones da coquetelaria. Nos últimos três, o prêmio tem selecionado as melhores cartas de cocktails do país. O Universal foi eleito na edição do ano passado, junto a outros 24 menus. Agora, conquistou novamente o reconhecimento, na condição de único de Brasília entre os 34 escolhidos.

Nas Melhores Cartas de Bebidas, foram coroadas as casas que priorizaram a qualidade e a variedade das bebidas destiladas, fermentadas, compostas e não alcoólicas, utilizadas em drinques ou para consumo in natura. Trabalho de criação, harmonização com pratos da casa, insumos e criatividade foram alguns itens avaliados. Na ocasião, também foi revelado o bartender do ano.

Drinques Clássicos

Dentre os drinques clássicos do Restaurante Universal estão opções como o Salty Dog – um clássico dos anos 60 preparado com vodka, cítricos, licor de pêssego e club soda – e o Blood and Sand, ainda mais antigo (de 1922), feito com Black Label, laranja, licor de açaí e vermouth tinto. Cada um sai a R$ 34,00. Além, é claro, dos contemporâneos, a exemplo do Old Cuban (Rum Havana 7 anos, limão, hortelã, melaço de cana, bitter e espumante seco), que custa R$ 31,00.

O Restaurante Universal também faturou, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio de Melhores do Vinho, na categoria Grande Prêmio de Excelência. Ela inclui estabelecimentos com mais de 200 rótulos, enquanto a categoria Excelência contempla casas com até 200 rótulos. Atualmente, a adega do Universal conta com cerca de 260 rótulos de vinhos. Outras duas casas de Brasília foram destacadas na honraria – IVV Swinebar e La Table de Grand Cru. Durante o prêmio, também foram homenageados o Melhor Sommelier e a Personalidade do Vinho.

Ainda em se tratando de bebidas, entraram na disputa do prêmio as Melhores Cartas de Cerveja, que avaliou estabelecimentos com a maior variedade de bons rótulos. A categoria exige que as casas tenham, pelo menos, 30 opções de cervejas e/ou chopes.

Restaurante Universal

CLS 210, Bloco C, Loja 18, Asa Sul, Brasília-DF; (61) 3443-2089. De segunda a quinta-feira, das 12h às 15h e das 19h à 0h. Sextas e Sábado, das 12h às 16h e das 19h à 1h.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…