2º Festival Sabores da Montanha

Com a chegada do outono, os brasileiros já se preparam para o inverno, uma das estações mais queridas. Este ano, as temperaturas mal caíram no outono devido às ondas de calor que atingiram o país, tornando a expectativa para o frio ainda maior. No inverno, o desejo de comer aumenta e quem visitar a Serra da Mantiqueira na próxima estação poderá combinar o frio com a boa gastronomia durante o 2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha. O evento acontecerá de 5 de julho a 25 de agosto e contará com a participação de cidades situadas nas montanhas.

 

Restaurantes de Visconde de Mauá (RJ), Itamonte (MG), Queluz, Cunha, Campos do Jordão e São Francisco Xavier (SP) já confirmaram presença, trazendo a diversidade gastronômica das regiões serranas. O festival, realizado em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, visa valorizar a culinária regional, especialmente utilizando insumos de produtores artesanais.

“O Festival Sabores da Montanha, agora em sua segunda edição, tornou-se uma grande vitrine para pequenos restaurantes em destinos turísticos menos conhecidos, especialmente no sul de Minas Gerais”, explica Reginaldo Pupo, um dos organizadores do festival e gestor da Sabores da Montanha. Ele destaca a importância do evento para divulgar a gastronomia regional.

O Villa K2, em São Francisco Xavier (SP), preparou o prato “Raízes” para o festival, reunindo mandioca, banana da terra, castanhas, truta defumada, purê de banana da terra, farofa de bijú com tomate assado, e cheiro verde. Em Cunha (SP), a Cervejaria Caminho do Ouro apresentará a “Truta com Azeite de Limão Siciliano”, acompanhada por salada, batata rústica frita e arroz branco.

As inscrições para o 2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha estão abertas até 28 de junho, e o público pode conferir as novidades e pratos pelo Instagram. Além de restaurantes, gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, vinícolas, docerias, cervejarias e produtores artesanais da região também podem participar.

O evento, patrocinado por Sun Mobi Energia Solar, GWM Motors e Turismo Sul de Minas, e apoiado por BaresSP, Hotel4You, Reserva e Hora Campinas, busca divulgar e valorizar a gastronomia regional sem premiações. O modelo indoor do festival permite aos estabelecimentos manterem a qualidade dos produtos e segurança alimentar, além de fidelizar clientes e aumentar o ticket médio, proporcionando uma experiência confortável com estrutura básica como banheiros e estacionamentos.

Leia também – Comer nhoque no dia 29 traz prosperidade financeira

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…