Festival Vinhos de Portugal chega ao Rio e SP com provas e degustações

Créditos: Eduardo Uzal

O maior evento dedicado aos vinhos portugueses no Brasil, Vinhos de Portugal, chega à sua 12ª edição com uma programação robusta para os apaixonados por vinho, profissionais do setor e curiosos em geral. Em 2025, o festival será realizado entre os dias 6 e 8 de junho no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, e de 13 a 15 de junho no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

Com entrada gratuita para a área principal, o evento oferece uma agenda diversificada que une lazer, cultura e gastronomia. Os ingressos para as salas de degustação e provas já estão à venda, com valores a partir de R$170 e R$300, respectivamente.

Mais de 650 rótulos e presença de cerca de 80 produtores

Durante os três dias de evento em cada cidade, o público terá a oportunidade de conhecer e degustar mais de 650 rótulos de cerca de 80 produtores portugueses, provenientes de renomadas regiões vinícolas como Douro, Alentejo, Dão, Beira Interior, Lisboa, Tejo, Vinhos Verdes, Península de Setúbal e Porto.

As salas de degustação contarão com 20 sessões — 10 por cidade — com duração de duas horas, sendo a primeira de cada edição voltada exclusivamente para profissionais do setor. Nestes espaços, os visitantes poderão explorar livremente os vinhos disponíveis, interagindo com os produtores.

Provas temáticas com especialistas renomados

Créditos: Fabio Cordeiro

Além das degustações, o evento se destaca pelas 31 provas temáticas, conduzidas por especialistas de renome no mundo do vinho. Com duração de uma hora e limite de 30 participantes por sessão, as provas são experiências aprofundadas que propõem reflexões sobre terroirs, uvas, safras e estilos.

Entre os nomes confirmados para conduzir as provas estão o Master of Wine Dirceu Vianna Júnior, o crítico Jorge Lucki (Valor Econômico), a premiada sommelière Cecilia Aldaz (restaurante ORO, duas estrelas Michelin), os jornalistas Manuel Carvalho e Alexandra Prado Coelho (Público), além de Luís Lopes, crítico e diretor da revista Grandes Escolhas.

Os temas das provas variam entre homenagens a figuras importantes do setor e investigações profundas sobre castas portuguesas, como “Touriga Nacional, de norte a sul”, “Ramos Pinto: as histórias de vinhos emblemáticos”, “A alma dos vinhos do Douro”, “Elas por elas: seis vinhos e suas criadoras” e “Jorge Rosa Santos: a arte de criar vinhos icônicos”.

Novidade: prova às cegas

Um dos destaques da edição 2025 é a estreia da prova “Portugal às cegas”, que será realizada em ambas as cidades. Nesta experiência, os rótulos degustados são mantidos em segredo até o final da sessão, proporcionando uma vivência sensorial descomprometida de rótulos e expectativas. No Rio, ela acontece no domingo, 8 de junho, das 13h às 14h; em São Paulo, na sexta-feira, 13 de junho, das 17h30 às 18h30.

Realização e parceiros

O Vinhos de Portugal é uma realização dos jornais O Globo, Valor Econômico e Público, em parceria com a ViniPortugal. Conta ainda com o apoio do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, Comissões de Vinho das regiões portuguesas, Turismo de Portugal, além de parceiros institucionais e comerciais como Fairmont Rio, Porto Di Vino, Sadia, CBN e Azul Linhas Aéreas.

A curadoria do evento é da Out of Paper e a assessoria de imprensa é da InPress Porter Novelli.

Serviço – Vinhos de Portugal 2025

 Rio de Janeiro
Jockey Club Brasileiro – Gávea
6 a 8 de junho de 2025
Sexta: 12h às 23h | Sábado: 11h às 23h | Domingo: 11h30 às 22h

 São Paulo
Pavilhão da Bienal – Parque Ibirapuera
13 a 15 de junho de 2025
Sexta: 12h às 23h | Sábado: 11h às 23h | Domingo: 12h às 22h

Leia tambémhttps://vinhosporetienne.com.br/destaquesdoblog/dia-do-sommelier-29-de-agosto-ou-3-de-junho/

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…