Aurora é única vinícola brasileira a conquistar grande ouro

A Cooperativa Vinícola Aurora recebeu reconhecimento internacional por sua excelência vinícola no prestigiado concurso Vinalies, realizado em Cannes, França. O destaque foi o Gioia Merlot D.O Vale dos Vinhedos, que conquistou a cobiçada medalha de grande ouro,tornando-se o único vinho brasileiro a receber essa distinção. Esta conquista é ainda mais significativa, considerando que o Gioia Merlot já havia sido premiado com outra medalha de grande ouro no Cittá del Vino, na Itália.

A edição especial do recém-lançado vinho Conde de Foucauld Cabernet Sauvignon safra 2019 também obteve sua primeira medalha de ouro, demonstrando a consistente qualidade dos produtos da cooperativa. Além disso, os renomados espumantes Moscatel Branco e Moscatel Rosé foram agraciados com medalhas de ouro, reforçando sua posição como os produtos mais premiados da história da Vinícola Aurora.

O enólogo-chefe da Aurora, Flavio Zilio, enfatizou a importância do reconhecimento do Gioia Merlot no país de origem da uva, destacando a harmonia entre a uva Merlot e o terroir da Serra Gaúcha. Ele também ressaltou a seriedade da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos, que assegura a autenticidade e a qualidade dos produtos certificados.

Zilio enfatizou que o Gioia Merlot é um vinho diferenciado, elaborado como um produto nobre e com potencial de envelhecimento. Ele afirmou que a safra 2018 atingiu sua plenitude, mas ainda possui pelo menos cinco anos de evolução pela frente. Seu preço médio é de 180 reais .

Além das premiações concedidas ao Gioia Merlot, Conde de Foucauld Cabernet Sauvignon e aos espumantes Moscatel, Zilio destacou a capacidade da cooperativa na produção de vinhos tranquilos e espumantes de alta qualidade, reconhecida internacionalmente.

O concurso Vinalies celebrou seu 30º aniversário em 2024, com as degustações realizadas entre os dias 1º e 5 de março, em Cannes, com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da Federação Mundial das Grandes Competições Internacionais de Vinhos e Bebidas Espirituosas (Vinofed).

A Cooperativa Vinícola Aurora, líder nacional nos segmentos de vinhos finos, suco de uva integral e coolers, possui um portfólio de 220 itens e é a vinícola mais premiada do Brasil, com 872 medalhas conquistadas em concursos nacionais e internacionais.

Fundada em 1931, em Bento Gonçalves (RS), a cooperativa conta atualmente com 1,1 mil pequenos produtores de uvas cooperados em 11 municípios da Serra Gaúcha. Com um compromisso sólido com o cooperativismo, a Aurora promove uma economia sustentável, reconhecendo e valorizando o trabalho dos viticultores, impulsionando a produção local e melhorando a qualidade de vida no campo.

Leia também – Riesling Itálico da Eurora 

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…