Beber sangria agora só na Espanha ou em Portugal

Sangria é na Peninsula Ibérica agora
Em nome da tradição: sangria agora só na Espanha ou em Portugal

Até agora era possível chamar de sangria aquela bebida ou coquetel feitos à base de vinho tinto ou vinho branco, sumo de fruta, pedaços de frutos e açúcar. Mas, uma nova lei aprovada no último dia 14 de janeiro no Parlamento Europeu vai mudar essa realidade. É que o novo texto reforma as normas de nomenclatura e proteção das indicações geográficas dos vinhos aromatizados, entre eles, a sangria, e determina que a bebida somente poderá ser comercializada com esse nome se for produzida na Península Ibérica, ou seja, na Espanha ou em Portugal.

Sangria é limitada a Espanha e Portugal
Vinho, água, sucos, polpas ou essências de frutas cítricas e açúcar: Se for na Península Ibérica é sangria; se não for, é “bebida aromatizada à base de vinho”.

A  nova norma não impede que a bebida seja produzida em outros países da União Europeia, mas, nesse caso, determina que o respectivo nome seja “bebida aromatizada à base de vinho” indicando a origem do produto. Com a reforma, o teor alcóolico – antes de 7, baixa para 4,5 também.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo,  um dos promotores da nova lei, o socialista espanhol Andrés Perelló afirmou: “A iniciativa não visa impedir que as pessoas fabriquem este tipo de vinho aromatizado onde quiserem, mas a partir de agora nossos setores tradicionais vão ter a segurança jurídica de que a denominação será exclusiva para Espanha e Portugal.” Em seguida, desabafou: “Foi feita justiça a uma das nossas bebidas mais tradicionais que se via a dividir mercado em igualdade de condições com as de outros países, de onde não é originária”.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…