Catad’Or Wine Awards acontece no Chile em Julho

Anotem aí e fiquem ligados: de 03 a 09 de julho acontece no Hotel Cumbres Vitacura, em Santiago do Chile, o 23. Catad’Or Wine Awards, uma das mais importantes competições internacionais de vinhos, espumantes e espirituosos da América Latina. O concurso é realizado desde 1995 na capital do Chile, o quarto maior exportador de vinhos do mundo.

O Catad’Or é um concurso que recebe amostras de todo o mundo para análise. Nessa 23. Edição, as vinícolas tiveram o prazo de 1 de março a 15 de junho para realizar suas inscrições, que custou US$130,00 para produtos internacionais. As amostras deverão ser recebidas até dia 20 de junho.

No dia 06 de julho terá início a análise dos produtos que será realizada por 45 jurados de 14 países. Entre eles o Master of Wine Alisteir Cooper, da Inglaterra, que presidirá o júri; Eugenio Lira, presidente da Associação Nacional de Engenheiros Agrônomos Enólogos do Chile; Fernando Pettenuzzo, presidente da Associação de Enólogos do Uruguai; Thierry Gasco, enólogo francês, Ronald Dougherty, enólogo americano e Marcel Miwa, editor de vinhos da Revista Prazeres da Mesa. O júri segue a regra da OIV de três estrangeiros por comissão de degustação e reúne enólogos, mestres de vinho, jornalistas especializados e sommeliers.

Cata d’Or 2018

Informatizado – O Catad’Or Wine Awards é um concurso 100% informatizado desde 2008, o que permite que o júri vote com muita facilidade, ocupando sua concentração máxima no produto a ser avaliado. Três medalhas serão distribuídas: Gran Ouro, Ouro e Prata, sendo que o número total de medalhas não pode superar 30 por cento dos vinhos inscritos e cada produtor não poderá receber mais de 12 medalhas.

O evento tem a organização de Pablo Ugarte. Mais informações no site do concurso: www.catador.cl

Pablo Ugarte, diretor executivo e organizador do Catad’or (Foto: Arquivo Pessoal)
Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…