Com rótulos caricaturados e usando expressões populares, Vinícola Bebber homenageia cultura gaúcha

Família Bebber

A Vinícola Bebber, localizada em Flores da Cunha, na Região dos Altos Montes da Serra Gaúcha, é uma empresa familiar que valoriza muito suas origens, cultura e história. E é por causa desse respeito que surgiu a linha de rótulos em homenagem à cultura gaúcha, sendo eles: Maragato, Chimango, Bah e Guri.

Para Felipe Bebber, Sócio e Enólogo responsável pela elaboração dos rótulos, esta homenagem foi algo natural, porque é um reflexo dos valores inatos de sua própria família e, por consequência, da empresa. A partir de palavras conhecidas da cultura gaúcha, a linha de rótulos conta com ilustrações trazendo o simbolismo do gaúcho através de caricaturas bem-humoradas, detalhes em couro e outras singularidades. Felipe Bebber conta que essa história começou com o ‘Bah’, que chama muito a atenção pela intensidade aromática, sendo um corte bem inusitado, com 93% de Tannat, 7% de Touriga Nacional.

Vinícola Bebber homenageia cultura gaúcha

Em seguida, a “família” dos vinhos só aumentou, integrando o tinto Maragato e o branco Chimango, fazendo referência aos grupos adversários da Revolução de 1923, que se distinguiam pela cor do lenço, vermelho ou branco, no pescoço. O mais novo lançamento da linha de vinhos que homenageiam o Rio Grande é o Guri, o rótulo chegou ao mercado em 2021, sendo elaborado na safra do ano anterior. É um vinho 100% Pinot Noir, de caráter mais jovem, estagia apenas 6 meses em barrica de carvalho, tendo toda essa leveza, elegância, diversão, despretensão que um “guri” tem ao se apresentar, conta Felipe Bebber.

Local responsável pela maior produção de uvas e vinhos do país

Local responsável pela maior produção de uvas e vinhos do país, chegando 80 milhões de quilos de uva e 45 milhões de litros de vinho numa só safra, a Região dos Vinhos dos Altos Montes, onde a Vinícola Bebber se encontra, está localizada na Serra Gaúcha, entre os municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua. A partir do ano de 2002, a rede vitivinicultora e o enoturismo local são fortalecidos pela Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes), composta por 12 vinícolas: Boscato Vinhos Finos, Casa Venturini Vinhos & Espumantes, Cave de Angelina Vinhos & Vinhedos, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Valdemiz Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Família Bebber, Vinícola Mioranza e Vinícola Panizzon.

Mais informações no site: https://www.familiabebber.com.br/Home/

Leia: Safra 2021 ganha novidades

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…