Curso on-line de Análise Sensorial pela UCDavis. Fiz e gostei!

Curso de Análise Sensorial
Curso de Análise Sensorial UCDavis e Coursera

A quarentena não tem sido um momento fácil pra ninguém, no entanto, é preciso saber tirar proveito deste período. Entre outras atividades, o estudo diário tem feito parte de minha rotina. Quem trabalha no mundo do vinho sabe que além da prática de beber o vinho a teoria é algo fundamental e extremamente necessário.

Curso: Wine Tasting: Sensory Techniques for Wine Analysis” ou em português: “Degustação de vinhos – técnicas sensoriais para análise de vinhos”

Pesquisando na internet descobri o curso Wine Tasting: Sensory Techniques for Wine Analysisou em português: “Degustação de vinhos – técnicas sensoriais para análise de vinhos”. Fiquei super empolgada em fazê-lo principalmente quando vi que estava sendo ofertado on-line pela Universidad da California (uma das mais respeitadas do mundo na área vitivinícola) em parceria com a Coursera (uma plataforma americana de cursos on-lines).

Diploma UCDAVIS
Diploma UCDAVIS

Para fazer o curso não há qualquer exigência a não ser o entendimento da Língua Inglesa. Apesar de ser aberto para iniciantes e iniciados, após completar o curso, eu diria que é mais apropriado para pessoas que já fizeram pelo menos um curso básico de vinhos. Também é fundamental ter disciplina para estudar. No mais é tranquilo. Excelente inclusive para ter acesso ao vocabulário técnico em inglês da área de Enologia.

John Buechsenstein
John Buechsenstein

O professor do curso é John Buechsenstein, um enólogo veterano com vasta experiência na produção de vinhos no vale de Napa e em outras regiões vitivinícolas da costa da Califórnia e educador de vinhos com 30 anos de experiência, muitos deles na U.C Davis. É também o co-autor do Sistema Padronizado de Terminologia de Aroma de Vinho, conhecido como Roda de Aroma de Vinho.

Sobre o curso Análise Sensorial de Vinhos da U.C.Davis

O curso tem 5 módulos
O curso tem 5 módulos

O Curso tem cinco módulos com duração total de cinco semanas, ou seja, uma semana para cada módulo. As aulas são em vídeo e pré-gravadas e contém fóruns participativos. Além disso, ao final de cada módulo há um teste valendo nota que qualifica o aluno para seguir no estudo. Tipos de Vinho, Aromas e Sabores, Defeitos do Vinho, Harmonização e Trabalho final são os respectivos módulos. Este último consiste em uma avaliação pormenorizada de dois vinhos que deve ser redigida e enviada para que outros colegas de curso avaliem. É necessário também que cada aluno avalie trabalho de dois colegas. O melhor: o curso é gratuito, sendo necessário pagar apenas para receber o certificado, caso haja interesse.

Relembre também o post sobre a especialização em vinhos da Califórnia.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…