Dia Mundial do Rosé: dois rótulos para celebrar

Cave de Angelina - Vinho Rosé
Cave de Angelina – Vinho Rosé

Todo ano, na quarta sexta-feira de junho, comemoramos o Dia Mundial do Vinho Rosé. Essa data foi estabelecida em Provence, na França, local de origem dessa bebida, para celebrar suas características únicas, que combinam elementos do vinho branco e do tinto.

Em 2023, a celebração do Dia Mundial do Vinho Rosé é hoje, 23 de junho. Levando isso em consideração, Francine Tecchio Tonet, uma enóloga da vinícola Cave de Angelina Vinhos & Vinhedos, que faz parte da Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes, selecionou dois rótulos especiais para brindar a ocasião festiva:

  • Vinho Rosé Domans: Elaborado com as uvas tintas Cabernet Franc, Pinot Noir, Petit Verdot, Malbec e Merlot, o vinho fino rosé seco Domans é frutado, aromático, fresco e lembra framboesa. “É a escolha ideal para happy hours, sem a necessidade de acompanhamentos”, destaca Francine.
  • Espumante Rosé Domans: O Espumante Brut Rosé da linha Domans é elaborado pelo método tradicional (champenoise), 100% Pinnot Noir. “É uma bebida elegante e delicada, como todo Rosé deve ser”, afirma a enóloga da Cave de Angelina.

Em tons rosados, como indica o nome, o Rosé conta com a leveza do vinho branco e sabor marcante como o tinto, harmoniza com diversos alimentos, sendo escolhido em todas as ocasiões devido à sua versatilidade.

De acordo com a enóloga Francine Tecchio Tonet, no caso dos rótulos sugeridos, o vinho Rosé Domans harmoniza com pratos como risoto de camarão, frango assado, saladas, frutos do mar e petiscos leves. Já com relação ao espumante, pratos à base de peixe, carnes brancas e molhos leves são os mais indicados.

Região dos Altos Montes

Localizada na Serra Gaúcha, nos municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua, a Região dos Altos Montes é responsável pela maior produção de vinhos do país. A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes) é composta por 17 vinícolas: Boscato Vinhos Finos, Caetano Vicentino – Vinhas & Vinhos, Cantina Gelain, Casa Venturini Vinhos e Espumantes, Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, Famiglia Veadrigo, Família Ulian, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Bebber, Vinícola Marzarotto, Vinícola Mioranza, Vinícola Monte Reale e Vinícola Panizzon. Mais informações podem ser obtidas em www.vinhosdosaltosmontes.com.br.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…