Franceses apresentam a Nespresso do Vinho

 

D-Vine, a nespresso do vinho. Também conhecida como sommeliere eletrônica.
D-Vine, a nespresso do vinho. Também conhecida como sommeliere eletrônica.

Quando se trata de vinho, prefiro ser tradicional à moderninha demais. Acredito que assim, posso beber vinhos melhores. No entanto, não posso fechar os olhos para algumas invenções, que apesar do fundo totalmente comercial, acabam aguçando a curiosidade de todos os tipos de enófilos. É o caso da nova “sommelière eletrônica” batizada de D-Vine. Uma das novidades apresentada por franceses (Isto mesmo! Aqueles provenientes do país que produz os melhores vinhos e champanhes do mundo) durante o salão CES (Consumer Electronics Show) deste ano, em Las Vegas. Por oferecer doses individuais de vinho, em “condições ideais” de degustação, já foi apelidade de a “Nespresso do vinho”.

Idealizadores da Nespresso do Vinho durante a
Idealizadores da Nespresso do Vinho durante o Salão CES

A máquina utiliza embalagens individuais de 100ml e como na Nespresso, utiliza cápsulas que são colocadas na parte superior do equipamento. Depois de acionada, a D-Vine por meio de um processo que corresponde a cerca de três horas de aeração, deixa o vinho pronto pra ser consumido, inclusive no que diz respeito à temperatura.  O ciclo termina em 1 minuto, até a taça ser preenchida e poder ser degustada.

Por enquanto, 30 variedades de vinho estão disponíveis.
Por enquanto, 30 variedades de vinho estão disponíveis.

Por enquanto, 30 variedades de vinho francês estão disponíveis na versão cápsula, incluindo alguns grands crus da Borgonha e de Bordeaux. O preço das cápsulas varia entre 2 e 16 euros. Já a máquina custa 500 euros. Ah! pelo aplicativo da D-Vine, o usuário pode também visualizar um vídeo do produtor ou os comentários de um enólogo sobre cada vinho.

“Se a ideia é beber só uma taça, beba um bom vinho e da melhor maneira”, explica Thibaut Jarrousse, co-fundador da 10-Vins, aberta em Nantes, no oeste da França, e criadora do aparelho.

Assista o vídeo promocional

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…