Librottiglia: os vinhos que contam histórias

libro2-1024x512
O projeto Librottiglia harmoniza a degustação dos vinhos ao prazer da boa leitura. Foto: Embalagem Marca.

Inovadora, a vinícola italiana Matteo Correggia aceitou proposta da agência de design Reverse Innovation para dar início a um projeto interessantíssimo: Librottiglia, nome criado a partir das palavras libro e bottiglia, que em português significam livro e garrafa, respectivamente.  A ideia do projeto é, basicamente, transformar os rótulos das bebidas em pequenos e graciosos livros de histórias.

A trilogia

O Librottiglia é apresentado em uma trilogia, sendo que cada uma das três histórias tem sintonia com os três tipos de vinho da linha. A cantora e compositora italiana Patrizia Laquidara assina “La Rana nella Pancia” (A Rã na Barriga), uma fábula “enigmática como o vinho seco brachetto Anthos e seu surpreendente aroma adocicado de frutas vermelhas e rosas”. Já a escritora brasileira e produtora cultural Regina Nadaes Marques, radicada em Milão, apresenta o romance “Ti amo. Dimenticami” (Te amo. Esqueça-me) com uma história de amor “intensa como o tinto nebiolo da região de Roero, no Piemonte”. A trilogia se completa com “L’Omicidio” (O Homicídio), uma ação policial bem-humorada do autor satírico Danilo Zanelli, “leve e refrescante como o vinho branco Roero Arneis”.

libro4
Em tamanho compacto, os livros do projeto Librottiglia são os rótulos com design gráfico minimalista nas garrafas de 375 mililitros. Foto: Embalagem Marca.

A má notícia é que, por enquanto, os vinhos estão disponíveis apenas na Itália e os textos estão escritos somente em italiano.

Design

Os livros, em tamanho compacto, funcionam como rótulos para as garrafas de 375 mililitros e se distinguem não só pelo seu conteúdo, mas pelo seu design gráfico minimalista. Segundo a agência Reverse Innovation, a embalagem harmoniza a degustação dos vinhos ao prazer da boa leitura.

A vínicola Matteo Correggia e a agência Reverse Innovation 

A empresa Piedmont Matthew Correggia foi fundada em 1985 para realizar o sonho do proprietário (que tem o mesmo nome da empresa) de iniciar uma grande produção de vinhos em um território até aquela época desconhecido, o Roero.  Hoje, a empresa está ao encargo da família do fundador.

Já a agência Reverse Innovation, com sede em Milão e Amsterdam, é uma empresa de comunicação e design premiada em diversos concursos internacionais. Seu compromisso é com a inovação, preocupada com a abordagem peculiar aos diferentes mercados e setores.

Fonte: Embalagem Marca e Librottiglia.

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…