Logística reversa de vidro agora é monitorada em todo o Brasil

A Central de Custódia, empresa especializada em verificação de resultados da logística reversa de embalagens pós-consumo, uniu forças com a Circula Vidro, entidade gestora responsável pela reciclagem de 70% da produção nacional de vidro. Composta pela Abividro (Associação Brasileira das Indústrias de Vidro), ABRABE (Associação Brasileira de Bebidas) e SINDICERV (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja), a Circula Vidro busca fortalecer a transparência e eficiência do processo em todo o país.

Assim como o vidro foi pioneiro ao ter legislação federal específica para a logística reversa, o setor vinícola também está cada vez mais atento à sustentabilidade e à responsabilidade ambiental. Portanto, essa parceria não só atende aos requisitos legais, mas também contribui para a credibilidade, moralidade e rastreabilidade em toda a cadeia de produção de vinho.

Da mesma forma que a verificação de resultados e rastreamento de embalagens plásticas no setor de plásticos foi um sucesso, espera-se que essa iniciativa traga benefícios semelhantes para a indústria do vinho, garantindo uma abordagem mais sustentável e responsável em relação ao uso e reciclagem de embalagens de vidro.

Segundo Fernando Bernardes, fundador e CEO da Central de Custódia, o objetivo vai além do cumprimento legal: “Queremos assegurar credibilidade, moralidade e rastreabilidade em todo o sistema, transformando a logística reversa do vidro em um modelo de sucesso e referência global”.

Esta parceria segue o sucesso de uma iniciativa similar no setor de plásticos, onde a Central de Custódia, em colaboração com a ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) e a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), realiza a verificação de resultados e rastreamento de embalagens plásticas há cerca de um ano. – faca relação com o vinho

Leia também – Decanter Wine Day 9ªedição

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…