Maior Avaliação de Vinhos começa coleta em todo o Brasil

A Associação Brasileira de Enologia (ABE) deu início nesta quinta-feira, 7 de agosto, à maior operação de coleta de amostras já realizada no país para uma edição da Avaliação Nacional de Vinhos. A ação marca o início da 33ª edição do evento, que avaliará a Safra 2025 e já entra para a história como a maior já registrada, com 536 amostras de 76 vinícolas espalhadas por nove estados brasileiros.

Com a missão de garantir isenção e credibilidade ao processo, um grupo formado por mais de 30 enólogos percorrerá o Brasil em uma maratona de 16 dias, encerrando os trabalhos em 22 de agosto. A coleta é feita diretamente de tanques de aço inox ou barricas de carvalho, respeitando um padrão técnico rigoroso. Cada amostra, identificada apenas por um código, é composta por quatro garrafas verdes bordalesas de 750 ml, sem rótulo, acompanhadas por um funcionário da vinícola durante todo o processo.

Os enólogos percorrerão vinícolas nos estados da Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Após a coleta, todas as amostras serão levadas para Bento Gonçalves (RS), onde ficarão armazenadas sob controle da ABE até a próxima fase da Avaliação.

“A coleta é uma etapa silenciosa, mas extremamente estratégica da Avaliação Nacional de Vinhos. É quando começamos a construir, com absoluta seriedade e isenção, o que o público verá lá na frente. Coletar direto dos tanques e barricas, com controle técnico e padronização, garante a transparência do processo e reforça a credibilidade que o setor deposita na Avaliação”, destaca o presidente da ABE, Mário Lucas Ieggli.

Em setembro, terá início a Degustação de Seleção, etapa 100% técnica em que mais de 100 enólogos farão a análise sensorial de todas as amostras, às cegas, conforme as normas da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). A partir dessas avaliações, são selecionados os 30% mais representativos de cada categoria, e entre eles, 16 vinhos serão escolhidos para representar oficialmente a Safra 2025.

A apresentação dos vinhos selecionados acontecerá no dia 25 de outubro, às 17h, durante a cerimônia oficial da 33ª Avaliação Nacional de Vinhos, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS). O evento reunirá 800 apreciadores, que degustarão simultaneamente os 16 vinhos escolhidos, em um dos maiores encontros do setor vitivinícola brasileiro. Os ingressos para o público estarão disponíveis a partir de agosto no site da ABE.

                                                                                                                                                                                                                    Fonte: ConceitoCom

Leia também: Dia dos Pais na Chapada tem gastronomia e música ao vivo

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…