Morre o Papa do Beaujolais

Georges Duboeuf
Georges Duboeuf, papa do Beaujolais

Morreu na tarde de 04 de janeiro, aos 86 anos, Georges Duboeuf – o conhecido “Papa do Beaujolais” – um dos maiores e mais conhecidos produtores e comerciantes de vinho da França. Duboeuf ficou famoso no mundo do vinho por ter transformado o “Beaujolais Nouveau” em um fenômeno global na década de 1980.

Segundo informações da agência internacional de notícias AFP, a morte ocorreu em em Romanèche-Thorins, perto de Lyon, na França, após um derrame cerebral.

História de Georges Duboeuf, o papa do Beaujolais

Georges Duboeuf começou sua carreira como comerciante de vinho nos anos 50, quando fundou a L’Ecrin Maçonnais-Beaujolais, uma espécie de associação de produtores de vinho para ajudar a promover vinhos locais. Em 1964, ele montou sua própria vinícola, Georges Duboeuf Wines , usando métodos tradicionais de vinificação. 

Quando se aposentou em 2018 e entregou os negócios a seu filho Franck, a empresa produzia 30 milhões de garrafas por ano.

Dia do Beaujolais Nouveau

Beaujolais Nouveau
Beaujolais Nouveau

Duboeuf também era conhecido pelas celebrações que organizou em torno do Beaujolais Nouveau nos anos 80, com a presença de celebridades, chefs famosos e políticos. Graças à Duboeuf e seu trabalho intenso de divulgação, a data de lançamento do vinho, na terceira quinta-feira de novembro, passou a ser conhecida e comemorada em todo o mundo como o Dia do Beaujolais Nouveau.


Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…