Noite de cultura e vinhos: “Dias Diplomáticos do Vinho” destaca Eslovênia e Eslováquia

Nesta quinta-feira (12), o PalominaWineBar, na 405 Sul de Brasília, foi palco da segunda edição do evento “Dias Diplomáticos do Vinho”, que celebrou os vinhos e as tradições da Eslovênia e da Eslováquia. Com um público seleto de convidados jornalistas, diplomatas e embaixadores de diversos países, a noite foi marcada por descobertas e muita descontração.

Cultura e conexões: Eslovênia e Eslováquia em destaque

As embaixadoras Katarina Tomková (Eslováquia) e Mateja Kračun (Eslovênia) abriram o evento com um bate-papo leve e informativo, destacando as particularidades de cada país. Apesar das semelhanças nas línguas eslavas, as embaixadoras ressaltaram as diferenças que tornam cada nação única: a Eslovênia, com seu litoral encantador, e a Eslováquia, com seus imponentes castelos medievais foram alguns destes destaques.

Embaixadoras Katarina Tomková, da Eslováquia, e Mateja Kračun, da Eslovênia

Vinhos para todos os paladares


O menu de vinhos foi um dos grandes destaques da noite, com opções que agradaram desde os iniciantes até os conhecedores. O vinho laranja, foi destacado pela empresária Silvia Rejane, da “Más Vino”. “São vinhos de estilo diferente: estruturados, tânicos e com essa coloração única devido ao contato das cascas de uvas brancas”, explicou Silvia, despertando a curiosidade dos convidados.

 

 Tradição vinícola: tesouros escondidos da Europa

A Eslovênia e a Eslováquia têm uma rica história vinícola, com produções que remontam a séculos. Na Eslovênia, as regiões de Primorska, Podravje e Posavje se destacam por vinhos como o Teran (tinto) e o Riesling (branco). Já a Eslováquia, com suas regiões de Pezinok, Modra e Tokaj, é conhecida por vinhos brancos como o Grüner Veltliner e tintos como o Frankovka Modrá.

 

Curiosidade: “Zdravie” – um brinde à saúde!
Em esloveno e eslovaco, “Zdravie” significa “saúde”. E foi com essa palavra que os convidados representando diversos países brindaram, celebrando não apenas os vinhos, mas também a união entre culturas e a alegria de momentos compartilhados.

Leia também Restaurantes do Pontão do Lago Sul participam do Restaurant Week 2025

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…