Nova Aliança celebra 95 Anos com transformação e inovação

A Vinícola Cooperativa Nova Aliança celebra seus 95 anos com uma nova fase marcada por um reposicionamento estratégico e inovação, sem nunca perder de vista suas raízes. Fundada em 1929, a vinícola nasceu do esforço conjunto de famílias produtoras de uvas no Rio Grande do Sul, que formaram uma aliança cooperativa com o objetivo de produzir vinhos de qualidade. Ao longo das décadas, a cooperativa se expandiu, chegando a contar com mais de 600 famílias e processando cerca de 40 milhões de quilos de uva anualmente.

Com unidades em Flores da Cunha, Farroupilha e Santana do Livramento, a Nova Aliança hoje possui um portfólio diversificado de mais de 120 rótulos, que incluem espumantes, vinhos finos e de mesa, frisantes e sucos. Comemorando quase um século de história, a vinícola passou por um processo de transformação que inclui a criação de uma nova unidade de negócios focada na elaboração de vinhos finos e espumantes, a NOVA. Esta mudança visa consolidar a qualidade e a inovação, alinhando a experiência acumulada ao longo dos anos com as necessidades de um mercado em constante evolução.

Heleno Facchin, CEO da Vinícola Cooperativa Nova Aliança, destaca que o reposicionamento é um passo natural para a cooperativa, que não só modernizou sua gestão, mas também melhorou o relacionamento com os cooperados e elevou a qualidade de seus produtos. “Mudamos juntos para celebrar juntos. A história nos dá a energia para avançar e é com gratidão que seguimos em frente”, afirma Facchin. O presidente Sidimar Fleck também compartilha esse sentimento de orgulho, ressaltando que as conquistas da vinícola, como o reconhecimento em concursos internacionais e diversas premiações, são frutos do trabalho e da união de cada família cooperada.

Em 2024, a Nova Aliança intensificará seus esforços para seguir seu caminho de transformação, com novos investimentos nas plantas industriais e nos vinhedos, além de lançar novos produtos que consolidam o reposicionamento da marca. “Estamos prontos para este novo mundo”, conclui Facchin, destacando que a vinícola seguirá, nos próximos anos, oferecendo aos consumidores uma experiência diferenciada, que une história e inovação.

Leia também – Miolo lança espumante mergulhado no mar

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…