Perfume Malbec: o primeiro e único a utilizar álcool vínico

amalbec
A linha Malbec é a primeira a utilizar álcool vínico em sua produção

Há dez anos no mercado a linha masculina Malbec é sucesso de vendas de O Boticário e, claro, que sua história está diretamente relacionada com o mundo do vinho, o que me faz gostar ainda mais desses produtos. Vou contar os detalhes aqui pra vocês: conhecido pelo seu dom nos negócios e bom faro para as fragrâncias, Miguel Krigsner – fundador do grupo O Boticário –  foi o responsável pela criação do perfume Malbec. Ok, mas o que esse perfume tem de diferente dos outros que ele já criou? É que o  Malbec foi o primeira a utilizar álcool vínico em sua produção. Para quem não sabe, álcool vínico, segundo legislação brasileira, é o álcool etílico potável que é obtido exclusivamente por destilação e retificação de vinho, de produtos ou subprodutos derivados da fermentação da uva. 

Inspiração veio de uma visita à uma vinícola chilena em 2003
Miguel Krigner, fundador do grupo O Boticário – A inspiração veio de uma visita à uma vinícola chilena em 2003

A inspiração para esse perfume, veio em 2003, quando em passeio por uma vinícola no Chile, o empresário foi convidado a conhecer as caves onde eram armazenadas as barricas de carvalho. Não deu outra: ficou maravilhado com a riqueza de aromas do lugar decorrentes da mistura do carvalho com o vinho. Na mesma hora, o empresário teve a ideia de criar uma fragrância masculina que proporcionasse a sensação olfativa forte e marcante da cave. Um ano depois o perfume Malbec foi lançado como o primeiro no mundo a utilizar álcool vínico em sua fórmula.

Linha de Produção do Malbec (Foto: divulgação)
Linha de Produção do Malbec (Foto: divulgação)

Para conseguir identificar os aromas sentidos nas caves chilenas e depois reproduzi-los em laboratórios, Krigsner utilizou um processo conhecido por “Head Space”, com o qual foi  possível captar o espectro de aromas do local e depois reproduzi-los em laborátório.  Mas o grande diferencial de o todo o processo foi a utilização do álcool vínico, obtido ao invés do álcool etílico na produção dos cosméticos. A utilização do uso do álcool vínico foi patenteada e até hoje a linha Malbec é a única no mundo a usar álcool obtido pela destilação do vinho e, ainda, macerado em tanques de carvalho francês.

Barricas
A utilização do uso do álcool vínico foi patenteada e, até hoje, a linha Malbec é a única no mundo a usar álcool obtido pela destilação do vinho e, ainda, macerado em tanques de carvalho francês.

De 2004 para os dias de hoje, a linha Malbec já ganhou várias versões, inclusive comemorativas e numeradas e com quatro e oito anos de maturação em barricas para realçar o aroma de madeira – como nos vinhos. 

Perfume Malbec - inspirado nos aromas do vinho
Malbec Supremo para comemorar os 10 anos de lançamento do produto





Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…