TAP estreia nova carta de vinhos portugueses a bordo

A TAP Air Portugal reforça sua ligação com a cultura e a vitivinicultura nacional ao lançar uma nova carta de vinhos portugueses a bordo de seus voos. O projeto é resultado de meses de provas e análises criteriosas, com a avaliação de enólogos e o feedback de clientes da companhia. Após três fases de seleção e quase 1.300 propostas analisadas, foram escolhidas 55 referências que passam a integrar a nova carta.

Ao longo de 2026, a TAP irá apresentar gradualmente as novidades, que incluem 43 referências destinadas à classe Executiva e 12 à classe Econômica. Na Executiva, a experiência contempla um welcome drink com Vinho do Porto branco, além de 12 rótulos de vinho tinto, 12 de vinho branco, seis espumantes, seis Vinhos do Porto e seis Moscatéis de Setúbal.

Os vinhos representam nove regiões vitivinícolas de Portugal, refletindo a diversidade e a riqueza da produção nacional. As referências estão organizadas em oito categorias e serão divulgadas ao público de forma bimestral.

Com mais de 16 milhões de passageiros transportados por ano e cerca de mil voos semanais, a TAP serve anualmente aproximadamente meio milhão de garrafas de vinho a bordo. A iniciativa reforça a aposta da companhia na portugalidade, ao privilegiar produtores nacionais e a variedade regional.

A experiência vai além da degustação. O sistema de entretenimento a bordo passa a oferecer uma funcionalidade inédita: um mapa interativo dedicado ao universo do vinho português. A TAP é a primeira companhia aérea a integrar esse recurso, permitindo que os passageiros explorem a oferta de enoturismo em todo o país.

Por meio do mapa, os clientes podem descobrir experiências culturais e turísticas adaptadas a diferentes perfis de viajantes. As opções de enoturismo estão assinaladas e, ao escanear um QR Code, é possível acessar diretamente os sites dos produtores e empreendimentos, sem custos de internet a bordo. A funcionalidade também atende passageiros do programa Portugal Stopover.

O Portugal Stopover permite conhecer dois destinos pelo preço de um, com parada gratuita em Lisboa ou Porto por até dez dias, na ida ou no retorno da viagem. O programa inclui ainda descontos em mais de 150 parceiros em todo o país, entre eles iniciativas ligadas ao enoturismo.

A nova carta de vinhos também complementa o programa Local Stars, que valoriza produtos nacionais a partir de uma região e de um ingrediente trabalhados por chefs portugueses. Na classe Executiva, a gastronomia a bordo conta com a assinatura dos chefs Ana Moura (Alentejo), Marco Almeida (Coimbra), Lídia Brás (Trás-os-Montes), Ricardo Luz (Algarve), Rita Magro (Porto) e António Galapito (Negrais).

Sobre a TAP

Fundada em 1945, a TAP Air Portugal é líder nas ligações entre a Europa e o Brasil e integra a Star Alliance desde 2005. A companhia opera a partir do hub de Lisboa, um ponto estratégico de ligação entre a Europa, África, América do Norte, Central e do Sul.

Atualmente, a TAP realiza mais de mil voos semanais para 75 cidades, sendo dez na América do Norte, 14 na América do Sul, 13 em África, seis em Portugal e 38 no restante da Europa.

A companhia mantém uma forte aposta na modernização da frota, operando uma das mais jovens do mundo, composta por aeronaves Airbus de nova geração — A320neo, A321neo, A321LR e A330neo —, reconhecidas pela eficiência energética e menores emissões. A frota regional TAP Express conta ainda com 19 aviões Embraer.

Em 2025, a TAP foi classificada pela Airlines Ratings como a companhia aérea mais segura da Europa e a 11ª mais segura do mundo. A empresa também foi eleita Companhia Aérea Líder da Europa para África e para a América do Sul pelos World Travel Awards de forma consecutiva entre 2014 e 2025.

Leia também: Aurora destaca desalcoolizados na campanha “Janeiro Leve”

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…