Vinhos da Serra Gaúcha no Rio de Janeiro

Vinícolas da região da Serra Gaúcha marcam presença em dois eventos no Rio de Janeiro neste mês de maio: o Hyatt Wine Club, em 23 de maio, e o 1º Encontro de Vinhos Brasileiros em Teresópolis, em 25 de maio. A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes, que reúne vinícolas dos municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua, leva mais de 120 rótulos de vinhos finos da Região dos Altos Montes para apresentação no Rio de Janeiro.

O presidente da Associação, Felipe Bebber, destaca a importância desses eventos em meio ao momento difícil enfrentado pelo Rio Grande do Sul devido às enchentes, ressaltando a oportunidade de demonstrar a qualidade dos vinhos da região e promover sua resiliência.

No Hyatt Wine Club, que acontecerá no Grand Hyatt Rio de Janeiro, participarão 15 vinícolas da Região dos Altos Montes, apresentando seus produtos aos amantes de vinhos finos. Já o 1º Encontro de Vinhos Brasileiros, em Teresópolis, será uma experiência enriquecedora para os apreciadores de vinho, proporcionando a oportunidade de degustar, comprar e conversar com os produtores e enólogos sobre o processo de elaboração dos produtos.

A Região dos Altos Montes, localizada na Serra Gaúcha, oferece uma experiência completa para os turistas, destacando-se pela gastronomia, cultura, conhecimento e lazer. Com 19 vinícolas associadas, a região busca promover a certificação de origem, divulgação e comercialização de vinhos finos, além de estimular o potencial enoturístico por meio do roteiro da Região dos Altos Montes.

Desde 2020, os produtos das vinícolas associadas carregam o selo de Indicação de Procedência (IP) Altos Montes, evidenciando a qualidade e características únicas dos vinhos da região, proporcionadas pelas condições do terroir. Com paisagens exuberantes, altitudes entre 600 e 885 metros e uma amplitude térmica significativa, a região é um destino encantador para os amantes do enoturismo.

Atualmente, além das 19 vinícolas, outros 15 estabelecimentos turísticos fazem parte da Associação, proporcionando uma ampla variedade de opções para os visitantes desfrutarem de toda a beleza e sabor da Região dos Altos Montes.

Leia também – A experiência e as lembranças são as bases do enoturismo

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…