Vinícola UVVA conquista medalha de ouro no 30º Vinalies Internationales 2024

A Vinícola UVVA, situada na deslumbrante região da Chapada Diamantina, conquistou uma medalha de ouro no prestigiado evento Vinalies Internationales 2024, realizado na primeira semana de março em Cannes, na França.

O vinho premiado foi o Chardonnay 2022, caracterizado por sua natureza não barricada, que, segundo o enólogo Marcelo Petroli, captura de forma autêntica o caráter distintivo deste novo terroir brasileiro. Este é o segundo ano consecutivo em que a UVVA é honrada no Vinalies; na edição de 2023, o Cabernet Sauvignon Safra 2019 recebeu uma medalha de prata.

Um total de 16 rótulos brasileiros foram premiados, com a maioria sendo espumantes, reafirmando o crescente reconhecimento internacional da qualidade dos vinhos produzidos no Brasil.

“Na UVVA, estamos imensamente felizes por mais uma vez sermos reconhecidos ao lado de outras vinícolas brasileiras em eventos internacionais, promovendo a qualidade e o potencial do vinho brasileiro para o mundo”, comentou Fabiano Borré, CEO e fundador da UVVA.

O evento, em sua trigésima edição, é reconhecido como uma das principais avaliações mundiais de vinho e conta com a chancela de órgãos internacionais, como a OIV (Organização Internacional do Vinho), sendo organizado pela Associação de Enólogos Franceses.

Carlos Abarzuá, diretor e conselheiro da Associação Brasileira de Enologia (ABE), que representou o Brasil no júri, afirmou que o Vinalies é um dos mais antigos concursos internacionais de vinho do mundo.

Alguns vinhos da Vinícola UVVA já receberam reconhecimento em premiações internacionalmente respeitadas, como o Guia Descorchados, James Suckling, Decanter World Wine Awards, Challenge International du Vin e International Wine Challenge.

Fundada em março de 2022, na região da Chapada Diamantina, especificamente no município de Mucugê, Bahia, a Vinícola UVVA possui 52 hectares de vinhas localizadas a mais de 1.100 metros de altitude, aos pés da Serra do Sincorá.Com uma vista deslumbrante e um microclima tropical único, caracterizado por temperaturas mais amenas no inverno e uma grande amplitude térmica durante o dia, especialmente durante a época da colheita, a UVVA se destaca por seu solo franco-argilo-arenoso. Isso confere aos vinhos da vinícola uma frescura distintiva, uma acidez elevada e uma autenticidade equilibrada e elegante.

Além da produção de vinhos de qualidade, a vinícola oferece visitas guiadas por enólogos, incluindo degustações, e possui um restaurante, o Arenito, que serve uma cozinha contemporânea. Para mais informações sobre a Vinícola UVVA e seus premiados vinhos, visite o site www.vinicolauvva.com.br.

Leia também – Entardecer Chandon em um jardim temático 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…