Vinícola Viapiana: Excelência em Vinhos e Espumantes

Reconhecida por elaborar vinhos e espumantes diferenciados e de alta qualidade, com ênfase em pequenos lotes e produções limitadas, a vinícola Viapiana está presente nas cartas de vinhos dos mais premiados e renomados hotéis e restaurantes do Brasil.

Em seus privilegiados terroirs na região dos Altos Montes (RS), a marca cria rótulos sofisticados, cuidadosamente selecionados para harmonizar com o menu e o ambiente de estabelecimentos famosos em São Paulo e no Rio de Janeiro.

No icônico Copacabana Palace, o espumante Viapiana Brut Champenoise 192 Dias é oferecido na carta da piscina do hotel e no restaurante Pérgola. No Cipriani, os pratos da autêntica cozinha italiana podem ser apreciados com os vinhos Viapiana Viognier, VIA1986 Nebbiolo e VIA1986 Pinot Noir.

As elegantes borbulhas do Viapiana Brut Champenoise 192 Dias também encantam os hóspedes dos Grand Hyatt SP e Grand Hyatt RJ – com um rótulo exclusivo personalizado para os hotéis – e do Sheraton RJ, onde é o espumante principal.

No hotel de luxo Emiliano, tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro, a carta inclui Viapiana Viognier, VIA1986 Pinot Noir e Viapiana Cabernet Franc, complementando a cozinha contemporânea dos restaurantes.

“Nossos vinhos desafiam o convencional com propostas inovadoras e reinterpretações de uvas e métodos de produção. Além da alta qualidade dos produtos, aprovada por esses estabelecimentos extremamente criteriosos na escolha de seus parceiros, o conceito e estilo dos nossos rótulos se alinham à identidade e perfil dos locais onde estão presentes”, afirma César Curra, diretor comercial e sommelier da vinícola.

O Viapiana Exóticos Laranja, por exemplo, é um vinho autoral que desafia padrões e faz parte do menu degustação do restaurante D.O.M., do chef Alex Atala, conhecido por levar a gastronomia brasileira ao cenário internacional. Na carta do D.O.M. também estão Viapiana Viognier e Viapiana Cabernet Franc.

As premiadas sommelières Daniela Bravin e Cássia Campos colaboram com a Viapiana em uma produção exclusiva de vinhos disponível no Sede 261 e no Huevos de Oro. Nos menus desses estabelecimentos, também estão presentes o Exóticos Laranja e Exóticos Sur Lie.

O Exóticos Laranja é um sucesso no restaurante Tuju (duas estrelas Michelin), junto com o VIA1986 Pinot Noir e o VIA1986 Cabernet Franc, este último também se destacando no restaurante Président, do renomado chef francês Erick Jacquin.

Leia também – Primeiro vinho coletivo com Denominação de Origem no Brasil

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…