Vinícolas brasileiras estreitam laços com o Uruguai em ação do Wines of Brazil

Entre os dias 12 e 14 de agosto, o projeto setorial Wines of Brazil, conduzido pelo Consevitis-RS em parceria com a ApexBrasil, realizou uma importante ação promocional no Uruguai, em colaboração com a Embaixada do Brasil em Montevidéu. A iniciativa teve como objetivo aumentar o reconhecimento dos vinhos brasileiros no mercado internacional e fortalecer as relações comerciais com o país vizinho.

A ação começou com visitas técnicas de cinco vinícolas brasileiras à renomada vinícola uruguaia Família Deicas, proporcionando uma rica troca de experiências com o enólogo chefe da vinícola. Este intercâmbio foi visto como um momento estratégico de benchmarking, fortalecendo o diálogo entre as duas nações, que compartilham tradições vitivinícolas em constante evolução.

Na segunda etapa, uma masterclass foi realizada no Hotel Hilton Garden Inn, em Montevidéu, reunindo 14 jornalistas uruguaios. O evento, parte central da estratégia de promoção, destacou o panorama dos vinhos brasileiros, com foco especial nos espumantes, considerados o carro-chefe da produção nacional. A apresentação também abrangeu as diversas regiões vinícolas do Brasil, gerando grande interesse da mídia local. Como resultado, o jornalista especializado Daniel Arraspide publicou sobre o tema em seu blog, e o Wines of Brazil foi destaque no programa de rádio “Al Pan Pan”, da emissora Sarandí, uma das mais prestigiadas do país.

No dia 13 de agosto, as vinícolas brasileiras participaram de rodadas de negócios com compradores uruguaios, também no Hilton Garden Inn, estimando um volume imediato de USD 2.000,00 em negócios e uma projeção de USD 10.000,00em prospecções para os próximos 12 meses. Este resultado reforça a crescente presença dos vinhos brasileiros no mercado uruguaio.

A ação foi concluída com uma reunião setorial na Embaixada do Brasil em Montevidéu, onde foram discutidas as barreiras burocráticas que dificultam as exportações de vinhos brasileiros para o Uruguai. O encontro teve como objetivo buscar soluções para simplificar o fluxo comercial e facilitar o acesso dos vinhos nacionais ao mercado uruguaio.

Com essa iniciativa, o Wines of Brazil reafirma seu compromisso com a internacionalização dos vinhos brasileiros, promovendo a qualidade e a diversidade da produção nacional e expandindo sua atuação em novos mercados.

Leia também – VIK expande e chega ao Brasil com projeto luxuoso

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…