Xeco Fino é o”Jerez descolado” que promete ser sucesso no Brasil

Xeco Fino
Xeco Fino – um Jerez diferenciado

Uma novidade, no mínimo interessante, chegou ao Brasil e foi trazida pela Portus Cale. É o Xeco Fino da marca Xeco Wines (se pronuncia ‘zecko’), uma startup inglesa criada por mulheres. O vinho é uma espécie de releitura do Jerez.

Pra quem não sabe, os vinhos fortificados de Jerez são realmente únicos e com vários estilos – o vinho Manzanilla e o Fino são secos e, ao mesmo tempo, potentes e delicados. Estão entre os melhores aperitivos do mundo. O Amontillado, o Oloroso e o Palo Cortado são vinhos mais alcóolicos, envelhecidos e com aroma bastante potente. O Cream e o Pedro Ximenez são exemplares doces.

Como todos os Jerez, o Xeco é produzido através de um processo especial de mistura fracionada, exclusiva no Sul da Espanha. É feito em parceria com a Bodega Diez Mérito. Atualmente a startup produz dois estilos: o fino e o amontillado, mas apenas o primeiro é comercializado no Brasil.

O Xeco Fino deve ser bebido extremamente frio, seja diretamente em um copo de vinho ou misturado com uma tônica ou limonada de boa qualidade. As criadoras da marca Beanie Geraedts-Espey, Alexa Davies e Polly Aylwin-Foster (foto) também sugerem que o consumidor faça experimentos! “Essa pequena beleza fortificada exige sua atenção e vai agradar suas ideias mais loucas de coquetéis”. Segundo elas, “a ideia foi ‘tirar o Jerez do armário’ e incorporar sua personalidade a coquetéis frescos e drinks modernos a partir desse famoso vinho licoroso”.

As criadoras da marca Beanie Geraedts-Espey, Alexa Davies e Polly Aylwin-Foster
As criadoras da marca Beanie Geraedts-Espey, Alexa Davies e Polly Aylwin-Foster

O branco Xeco Fino é produzido com uvas Palomino e foi feito para combinar com qualquer tipo de comida e ocasião: sushi em um restaurante elegante ou o combo sofá + séries. “O Xeco Fino possibilita a criação de bebidas diferentes. Não há regras. A criatividade pode correr solta a partir do momento em que a garrafa for aberta”, finaliza Karene.

As ilustrações dos rótulos trazem pares espanhóis e ingleses famosíssimos, como Cervantes & Shakespeare e Catherine of Aragon & Henry VIII. A inspiração veio da paixão dos dois países pelo Jerez, que se expressa na recriação da bebida espanhola pelas mãos das três inglesas.

Em homenagem ao Mês das Mulheres, até o dia 31 de março, o produto terá 10% de desconto no site www.portuscale.com.br nas compras realizadas com o cupom PORTUS10.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…