Criado ranking para definir os melhores vinhos da América do Sul para a saúde

Cientistas da Universidade de São Paulo (USP) publicaram recentemente  no periódico Australian Journal of Grape and Wine Research um estudo em que classificam os vinhos da América do Sul segundo sua funcionalidade. O estudo envolveu mais de 600 vinhos produzidos no Brasil, Argentina, Uruguai e Chile e mediu parâmetros como a capacidade antioxidante da bebida (que previne o envelhecimento precoce), concentração de substâncias fenólicas (com ação anti-inflamatória), concentração de antocianinas (substância arroxeada do grupo de flavonóides) e a cor (quanto mais escuro, melhor o  vinho para a saúde).
Pesquisa faz ranking de melhores vinhos
Vinhos feitos da uva Tannat são os mais benéficos à saúde, segundo pesquisa da USP

No total, foram 666 garrafas analisadas, sendo metade da safra 2009 e metade da safra 2010 com preços de até US$50.Os primeiros colocados no ranking foram os vinhos produzidos com a uva Tannat e com a uva Malbec. Depois as uvas Syrah, Carménère, Cabernet Sauvignon e Merlot. Entre os vinhos de alta funcionalidade, a maioria eram argentinos, seguidos pelos chilenos, brasileiros e uruguaios. Não foram divulgadas as marcas analisadas.

Dois importantes pontos destacados pela professora Inar Castro, que coordenou a pesquisa, é de que os resultados não foram alterados pelo ano da safra e que, de modo geral, a atividade antioxidante eleva-se nos vinhos com preço entre US$30 e 40 por garrafa. “Acima desse valor não há mais acréscimo dessa propriedade”, ressaltou a professora.
O modelo matemático desenvolvido para fazer a classificação poderá ser usado no futuro para a criação de um “selo de qualidade” para vinhos.
Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…