Laura Hartwig ganha três medalhas de Ouro

Pequenas e sustentáveis vinícolas vêm se destacando cada vez mais em concursos como Brazil Wine Challenge. É o caso da Laura Hartwig, produtora chilena do Valle de Colchagua e que garantiu três medalhas Ouro no concurso deste ano.

O júri especializado do concurso, realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) entre os dias 13 a 15 de outubro, em Bento Gonçalves (RS), premiou os rótulos Edición de Familia 2015, Selección del Viticultor Petit Verdot 2015 e o Single Vineyard Carménère 2017.

Edición de Familia 2015
Edición de Familia 2015

Viticultura e sustentabilidade

A Viña Laura Hartwig foi fundada em 1978, pelos chilenos Laura Bisquertt e Alejandro Hartwig. O solo argiloso e o clima mediterrâneo trouxeram a vocação daquele terroir para a confecção de ótimos vinhos, como os clássicos do Velho Mundo, mas com identidade chilena. Hoje a empresa pratica uma viticultura sustentável, de baixo impacto e humana. O mundo precisa dessas preocupações, né?

Selección del Viticultor Petit Verdot 2015
Selección del Viticultor Petit Verdot 2015

O principal rótulo da vinícola, premiado no Brazil Wine Challenge, é o Edición de Família 2015. Este blend das uvas Cabernet Sauvignon (50%), Malbec (28%), Petit Verdot (12%) e Cabernet Franc (10%) é elaborado pelo enólogo Renato Czischke, com os vinhedos mais antigos da vinícola.

Selección del Viticultor Petit Verdot 2015, por sua vez, é uma criação de Alejandro Hartwig. Digno de Ouro no Brazil Wine Challenge e eleito o Melhor Petit Verdot do Chile no Guia Descorchados, este rótulo é estruturado e com fruta bem integrada. De um rubi profundo, exala notas de especiarias e grafite, com madeira integrada. Em boca é encorpado, com taninos macios e final persistente. 

Single Vineyard Carmenère 2017
Single Vineyard Carmenère 2017

Uva símbolo do Valle de Colchagua, a Carménère também é cultivada pela Laura Hartwig e gerou o premiado Single Vineyard Carménère 2017. Este vinho ganha ainda 10% de Cabernet Sauvignon. O resultado é um tinto sedoso e elegante, com acidez equilibrada e madeira sutil, devido ao estágio de 12 meses em barricas de quarto uso. No nariz, notas de frutas negras, especiarias e nuances herbáceas, típicas das uvas.

Vinícola Laura Hartwig
Vinícola Laura Hartwig

Laura Hartwig é uma das mais renomadas vinícolas do Chile, considerada pelo crítico Tim Atkim um Premier Cru Classé chileno. Até seus vinhos de entrada receberam boas pontuações em publicações especializadas, como o Laluca Merlot 2019 – 91 pontos Robert Parker. Estes vinhos podem ser encontrados nas melhores adegas e lojas especializadas do país. 

Se você quiser adquirir algum desses vinhos, mande um zap para 61 99118 9585.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…