Syrah brasileiro da Miolo é premiado na França

Miolo Reserva Syrah 2019 é elaborado com uvas do Vale do São Francisco e cruzou o Oceano Atlântico para participar do 14º Syrah du Monde 2020, no norte do Vale do Ródano, na França. Há cinco meses no mercado, o vinho voltou para o Brasil com Medalha de Prata, sendo o único Syrah brasileiro a ser premiado no concurso.

Miolo Reserva Syrah
Miolo Reserva Syrah

Elaborado a partir de uvas cultivadas nos vinhedos próprios no Vale do São Francisco, Bahia, este vinho apresenta coloração violácea profunda. Seus aromas lembram frutas vermelhas maduras como ameixa. Sua complexidade ganha nuances de defumado e especiarias, principalmente pimenta preta. Redondo, com tanino persistente e baixa acidez, é um vinho de média estrutura e intensa presença em boca. Ideal ser degustado com temperatura entre 16ºC e 18ºC.

O Syrah du Monde reuniu 307 amostras de 27 países, que foram avaliadas por um júri internacional – 55% fora da França – que degustou às cegas, seguindo normas internacionais. Único no mundo com exclusividade para esta variedade de uva, teve como sede o Castelo Ampuis, uma das joias do Renascimento, rodeado por videiras no coração da denominação Côte-Rôtie.

Castelo Ampuis

O Miolo Reserva Syrah, assim como os demais rótulos do portfólio da empresa, é 100% vegano, ou seja, livre de agentes de origem animal. O contrarrótulo do vinho exibe o Selo da The Vegan Society, reconhecida pela International Vegetarian Organization. O vinho também não contém proteínas de origem vegetal derivadas do trigo, centeio, aveia, amendoim, soja e outras oleaginosas, nem de látex. Assim, é livre de alergênicos, cumprindo a legislação brasileira, segundo a Anvisa.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…