Barbaresco Pora Riserva 2017

Foi uma noite maravilhosa, reunindo queridos amigos no restaurante Marie Cuisine. Degustei vinhos italianos sensacionais com destaque para o Barbaresco Pora Riserva 2017! Um vinho que obteve excelentes pontuações do Wine Advocate (94), Wine Enthusiast (93)e Wine Spectator (93). É um 2017 que, com certeza, tem muito chão pela frente. No estilo Barbaresco tradicional vai evoluir muito na garrafa ainda, tornando-se cada vez melhor. Creio que atingirá seu ápice em uns cinco anos e viverá muito bem por mais uns vinte. É um tinto de cor vermelho rubi intenso. Como todo Barbaresco, proveniente do Piemonte, é elaborado com a uva Nebbiolo. Sem dúvidas, este vinho Reserva oferece uma experiência sensorial memorável.  Seus aromas complexos revelam frutas vermelhas maduras como cereja e framboesa, rosas secas, tabaco, couro, cedro e especiarias. Na boca, mostra taninos poderosos, mas bem integrados, uma acidez vibrante e um final longo e persistente. Sensacional! Ah! Produttori del Barbaresco é a vinícola responsável pelo vinho. Na verdade, uma cooperativa fundada em 1958 e formada por 54 famílias. A vinícola possui 105 hectares no coração de Barbaresco e somente produz a Nebbiolo. Preço médio 70 euros.

Outro vinho delicioso da noite foi o Castelli Martinozzi Rosso di Montalcino 2021, um Sangiovese vivo, elegante e sem arestas. A cor dele é um vermelho rubi intenso. No nariz e na boca, um resumo: Melhor do que muito Brunello.que tem por aí. De verdade! R$210,00.

E finalizando com o  Barolo 2015 Rosa dell’Olmo – esse, também do Piemonte e feito com Nebbiolo, apresenta cor rubi intensa, aromas de frutas vermelhas, especiarias e notas florais. É um estilo de Barolo mais moderno, que está pronto para ser bebido, embora também possa melhorar com o passar dos anos, como os tradicionais. Possui taninos marcantes. É encorpado e com final longo. Ideal para ser acompanhado de carnes vermelhas e queijos maduros. R$420,00 – preço médio.

Leia também – Moscatel do Douro José Gourmet 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…