Conte di Campiano Apassimento – Vinho em Destaque

Conte di Campiano Apassimento – Vinho em Destaque

Este é um vinho italiano produzido por meio do “apassimento” ou passificação, ou seja, as uvas são desidratadas antes da fermentação o que resulta em cor, aromas e sabores mais intensos. A começar pela análise visual é impressionante a intensidade forte do rubi na taça. Bem escuro mesmo! No nariz, é possível sentir notas de figo, passas, frutas negras maduras, especiarias doces, chocolate e baunilha. A boca mostra uma acidez bem pronunciada que equilibra o açúcar residual. Tem bastante volume e persistência também.

No rótulo o produtor do vinho faz questão de enfatizar que “o método de apassimento é minha paixão. Eu deixo minhas melhores uvas na videira para serem colhidas tardiamente e o resultado é a alta concentração de um sumo único que propicia ao vinho mais corpo e elegância como nenhum outro”.

Vale lembrar que o “apassimento” pode ser realizado também em caixas ou esteiras de palha, quando as uvas são deixadas pra secar por mais de 120 dias. É o caso do Amarone. Mas, tanto na vinha como nas caixas o que acontece é a desidratação das uvas, ou seja, perda de água e, consequente, concentração de sabores e de açúcar também.

Enfim, os vinhos feitos por esse método tendem a ser mais intensos e a apresentar notas de frutas maduras. Quem gosta de vinhos encorpados e com final de boca mais doce, vai amar esse vinho!

O Conte di Campiano Apassimento é produzido na Puglia. Sul da Itália. Tem 14% de álcool e preço médio em janeiro de 2024 – R$170,00.

 

Leia também – Barbaresco Pier Vila Riserva 2007 – vinho em destaque

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…