Murganheira Reserva Bruto: excelente espumante português

Confesso que sou amante de vinhos portugueses, mas não sabia que Portugal era capaz de produzir um espumante tão sensacional como o Murganheira Reserva Brut. Para os amantes dos autênticos champanhes, recomendo a experiência. Para se ter uma ideia, quando os portugueses têm um motivo especial para celebrar é comum optarem por esse espumante. Eles são reconhecidos como os melhores daquele país e é comum ganharem os prêmios máximos da categoria

O Vale do Varosa, onde o Douro e a Beira se encontram, é o berço desse espumante, que é reconhecido como um dos melhores de Portugal. Foi a primeira região portuguesa demarcada para a elaboração desse tipo de vinho, em 1989. O terroir do local, com seus solos graníticos, boa altitude e clima continental, sem dúvidas, é o grande responsável pelo alto padrão de qualidade dessa bebida.

O espumante permaneceu três anos em contato com as borras e possui tanto aromas quanto sabores intensos. Na boca, tem uma cremosidade ímpar e uma persistência de dar inveja a muitos champanhes.

Tanto os aromas quanto sabores são bem intensos. Na boca, tem uma cremosidade ímpar e uma persistência de dar inveja a muitos champanhes renomados. A perlage é extremamente fina, refletindo a elegância da bebida.
Possível encontrar notas de manteiga, maçã verde, pêra e até mesmo de frutas secas, como nozes e amêndoas.

As castas principais desse espumante são a Malvasia Fina, Gouveio e Cerceal. Preço médio no Brasil: R$165,00. Em Portugal é vendido a cerca de 10 euros, sem dúvidas, uma excelente pedida para trazer na mala 😉

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…