Stonewell 2006: Shiraz australiano caro, mas excelente!

Blog Vinho Tinto fala sobre StonewellEste é um vinho poderosíssimo, proveniente do Sul da Austrália, mais especificamente de Barossa Valley – local reconhecido mundialmente pela produção de ótimos vinhos. Tive a oportunidade de degustá-lo durante o evento Decanter Wine Show, realizado em Brasília-DF. Apesar do alto custo dessa preciosidade produzida pela renomada Peter Lehmann  (494 reais no Brasil ou 100 dólares lá fora) eu recomendo a bebida para quem puder comprá-la, mais precisamente para aqueles que já possuem conhecimentos suficientes em vinhos. Uma dica para os enófilos que não podem pagar o alto preço do Stonewell é tentar reunir alguns amigos ou confrades para ratearem o investimento  – com certeza, ninguém se arrependerá.

Stonewell é um dos Shirazes mais emblemáticos da Austrália e do mundo e, sem dúvida, um dos mais saborosos que já degustei. Ele é oriundo de vinhas velhas dos melhores vinhedos de Barossa (algumas datadas de 1885!) e trabalhado para obter minúsculos rendimentos, talvez, por isso, eu tenha considerado o vinho tão complexo em seus aromas e na boca (juro que só fiquei sabendo do detalhe das vinhas velhas depois de degustá-lo).  O vinho possui cor púrpura e é intenso no nariz com destaque para o aroma de frutas pretas maduras e especiarias.  Na boca, apesar da complexidade, é possível identificar as características de um autêntico Shiraz australiano de qualidade: frutas pretas, especiarias, além de notas de madeira.  A estimativa de guarda desse vinho, segundo o produtor, é de 20 anos.

No Brasil, o Stonewell pode ser encontrado na Enoteca Decanter, localizada em várias cidades do Brasil.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…