Torcicoda Primitivo IGT: um delicioso presente da Puglia

Torcicoda Primitivo 2014, de Salento, região da Puglia

Hoje vou falar do vinho Torcicoda Primitivo IGT, trazido para o Brasil pela importadora Winebrands. Pra começar, preciso discorrer um pouco sobre a uva Primitivo, que muita gente não conhece bem, mas que, com certeza, é uma casta que produz vinhos que vão ao encontro do paladar dos brasileiros.

Uva Primitivo: vinhos tânicos, ricos em álcool e com sabor intenso.

A Primitivo é uma casta que gera vinhos encorpados, geralmente tânicos, ricos em álcool e com sabor intenso. Possui notas de frutas maduras, frutas silvestres e pimenta. É uma uva muito importante no sul da Itália e também nos Estados Unidos, onde recebe o nome de Zinfandel. Em geral, seus vinhos são de alta qualidade, mas claro que isso varia de acordo com o produtor.

Puglia, no sul da Itália: região que produz excelentes vinhos à base de Primitivo

O Torcicoda Primitivo IGT, vinho produzido pela Tomaresco numa região italiana chamada Salento, na Puglia, é um exemplo de excelente vinho desta casta. É elegante, equilibrado, persistente, aromático e intenso. Possui aroma de frutas vermelhas e especiarias e na boca um sabor de frutas maduras, chá, especiarias e um final adocicado bastante persistente.

Torcicoda Primitivo

Esse vinho envelhece em barricas francesas e húngaras por 10 meses e depois de engarrafado permanece oito meses na garrafa antes de ser comercializado, detalhe que faz a diferença nos seus taninos marcantes, porém redondos.

Para harmonizar com esse vinho uma dica são as carnes grelhadas ou assadas. Hummm…fica uma delícia! O preço do vinho? Cerca de R$149,00 – excelente para o que oferece!!!! Pode ser encontrado no site da winebrands ou em diversas lojas de vinho espalhadas pelo país.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…