Fim do gotejamento das garrafas de vinho! Físico americano desenvolve a solução


A ideia aparentemente simples demorou três anos para ser descoberta

Cada dia me surpreendo com as novidades do mundo do vinho. Dessa vez, um cientista da Universidade Brandeis, nos EUA, criou um novo design da garrafa de vinho para evitar que o líquido gotejasse. Perlman queria uma saída que não envolvesse um produto adicional e passou três anos estudando como o vinho flui através da borda de uma garrafa.

Ele descobriu que o respingo era mais substancial quando uma garrafa estava mais cheia, quando o fluxo de vinho se curvava para trás sobre o gargalo. Além disso, a garrafa de vidro é hidrofílica, o que significa que o líquido é atraído para ela.

O sulco resolveu tudo!

Depois de anos de pesquisa, o biofísico finalmente chegou a uma resposta: criar um sulco logo abaixo da boca da garrafa. Adicionar esse sulco ao redor do pescoço da garrafa, logo abaixo da boca, cria uma barreira. Para gotejar, o vinho teria de viajar por dentro da curva, contra a força da gravidade, ou ter bastante impulso para saltar o sulco.

Para o sulco funcionar como uma barreira, Perlman descobriu que precisava ter cerca de 2 milímetros de largura e 1 mm de profundidade.

Graças às leis da física, gotas de vinho não podem atravessar a barreira que essa lacuna cria; daí as gotas caem da boca da garrafa para taça de vinho sem derramar.

Já era hora do gotejamento acabar…

De acordo com a Universidade Brandeis, o cientista já está discutindo seu projeto com alguns fabricantes de garrafas.

Já era hora, né? Afinal, O design de garrafas de vinho dos dias de hoje ainda remonta ao início do século XIX.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…