Pesquisa revela: taças maiores causam um maior consumo de vinho

Olha só a notícia que foi publicada no the Guardian recentemente: Theresa Marteau, diretora da unidade de pesquisa comportamental e de saúde da Universidade de Cambridge, revelou que o aumento do tamanho das taças de vinho nas últimas centenas de anos, nos incentivou a beber mais do que deveríamos. Será mesmo? rsrsrsrs. Segundo ela, as taças passaram de modestos 65ml (sim, apenas isso mesmo) a 450ml nos últimos 300 anos. Com essa mudança, as taças passaram a ser quase sete vezes maiores do que costumavam ser.

 A pesquisadora disse que a pesquisa realizada por sua equipe analisou taças de vinho do século XVIII do Museu Ashmolean, em Oxford, taças de vinho do século XIX do Palácio de Buckingham, e taças modernas vendidas e concluiu, claramente, que as taças aumentaram de tamanho. Inclusive afirmou que a década de 90 foi um “período-chave” para a mudança.

Para provar a teoria, os pesquisadores conduziram um experimento de seis semanas, num bar de vinhos – vendendo 175ml de vinho em taças de três tamanhos em diferentes momentos. Por incrível que pareça, as vendas aumentaram 14% quando foram usadas as taças maiores, sem nenhuma diferença observada com os outros dois tamanhos.

Com o resultado da pesquisa podemos concluir rapidamente da próxima vez que nosso vinho favorito chegar numa taça estranhamente grande, o que pode estar pro trás do ato, não é mesmo?!!! rsrsrsrs. O pior é que depois a gente afirma: “…mas eu bebi somente uma taça!!!” (hahaha).

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…