ABS-DF lança curso gratuito e acessível de vinhos para pessoas com deficiência visual

Presidente da ABSDF Sérgio Pires, presidente da ABDV – Assoc. Brasiliense de Deficientes Visuais Helena Pereira e Justino Barros, coordenador de Produção de Braille

Em uma iniciativa inédita no Distrito Federal, a Associação Brasileira de Sommeliers do DF (ABS-DF) anunciou o lançamento do Curso de Vinhos Nível 1 exclusivo para pessoas com deficiência visual. Gratuito e totalmente acessível, o curso terá início no dia 8 de maio e é fruto de uma parceria com a Associação Brasiliense de Deficientes Visuais (ABDV), responsável por indicar os 15 alunos bolsistas.

As aulas ocorrerão às quintas-feiras — nos dias 8, 15, 22 e 29 de maio, e 5 de junho — sempre das 15h às 17h30, na sede da ABS-DF, localizada na Asa Norte, em Brasília. O local conta com fácil acesso e oferecerá transporte gratuito entre a Rodoviária do Plano Piloto e o espaço do curso.

Durante os cinco encontros, os participantes terão contato com conteúdos sobre produção de vinhos, técnicas de compra, serviço, apreciação e harmonização. A cada aula, três rótulos serão degustados com orientação técnica e sensorial do professor e sommelier Sérgio Pires, presidente da ABS-DF.

Para garantir acessibilidade plena, os materiais didáticos serão entregues em Braille e em formato de áudio, incluindo as fichas de degustação. Voluntários capacitados também estarão disponíveis para auxiliar alunos que não dominam o sistema Braille. Ao final do curso, todos os participantes receberão certificado impresso em Braille.

A última aula, no dia 5 de junho, será marcada por uma prova de conclusão e uma cerimônia de formatura, com apresentação do grupo de samba Nó Cego, composto por músicos com deficiência visual.

“Esse evento é um ato de cidadania que nos ajuda a compreender que uma deficiência não é um obstáculo para a convivência e para uma vida plena com realização e prazer”, afirma Sérgio Pires. “Afinal, todos são consumidores com desejos e direitos.”

A presidente da ABDV, Helena Pereira, destacou a relevância do curso para a inclusão no mercado de trabalho. “Estamos muito felizes em poder participar dessa iniciativa. Além de apreciadores de um bom vinho, também visamos oportunidades de inserção nesse mercado tão promissor.”

A iniciativa marca o início de um projeto maior. A ABS-DF já planeja expandir a proposta, oferecendo formações voltadas a pessoas com deficiência auditiva e física, reforçando seu compromisso com a inclusão e a democratização do acesso ao universo do vinho.

Leia também: Wineglobe e a tendência do vinho em esfera de vidro

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…