Dom Francisco realiza jantar harmonizado com vinhos da Monte Reale

O restaurante Dom Francisco, unidade ASBAC, promove no dia 20 de novembro, às 19h30, um jantar especial harmonizado com seis renomados rótulos da vinícola Monte Reale, um dos ícones da viticultura brasileira, localizada na Serra Gaúcha. O evento, que conta com a presença do enólogo Giovani Giotto e do diretor comercial Fernando Boeno, promete uma experiência gastronômica única, com investimento de R$ 210 por pessoa, incluindo serviço.

Fundada em 1973 por Valdecir Mioranza, a Vinhos Monte Reale Ltda. carrega uma história de tradição e inovação. Descendente de italianos vindos de Sospirolo, uma região alpina na Itália, Mioranza trouxe consigo o conhecimento e o amor pela viticultura. Hoje, a vinícola, reconhecida pela qualidade de seus vinhos, cervejas artesanais, vinagres e sucos naturais premium, se destaca pelo uso de técnicas de cultivo avançadas e pelo aproveitamento do microclima da Serra Gaúcha. A combinação das temperaturas baixas no inverno, que favorecem o repouso das videiras, com o calor e o sol constantes do verão resulta em uvas maduras, com baixa acidez e complexidade aromática – características ideais para a produção de vinhos de alta qualidade.

Para criar uma experiência completa e imersiva, o menu do jantar foi especialmente elaborado para harmonizar com rótulos selecionados da Monte Reale, distribuídos em Brasília pela Vinhos S.A. A noite começa com o Vinho Videiras Moscato Giallo, acompanhado de boas-vindas, seguido de uma entrada de bacalhau mantecato com batata rosti harmonizada com o Sospirolo Nature. No primeiro prato, um risoto de pato será servido ao lado do Valdemiz Reserva Arinarnoa, e, no segundo prato, o destaque fica para o medalhão em crosta de cogumelos yanomami, servido com aligot de mandioca com queijo meia cura, harmonizado com dois rótulos: o Gran Terroir Ancelotta e o Gran Terroir Alicante Bouschet. Para encerrar a experiência, a sobremesa mousse e mascarpone com pêra assada ao mel será servida com o doce e elegante Valdemiz Moscatel, além de café expresso e água mineral.

Com o evento, o Dom Francisco oferece aos apreciadores de boa gastronomia e vinhos a oportunidade de explorar o que há de melhor nos sabores e aromas da Monte Reale, em uma noite que promete unir o requinte da culinária brasileira à tradição vinícola italiana.

Leia também – Vinum Brasilis recicla mais de uma tonelada de vidro em evento sustentável

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…