5ª edição da Wine South America impulsiona vendas de vinho para o inverno

Importadores, distribuidores, atacadistas, varejistas e profissionais do vinho do Brasil todo visitarão a Serra Gaúcha de 6 a 8 de maio. Espaços de Portugal e Itália estão entre os destaques internacionais

 

A Wine South America (WSA) se prepara para mais uma edição, consolidando-se como uma das mais importantes feiras de negócios do setor vitivinícola na América Latina. De 6 a 8 de maio, Bento Gonçalves, a capital nacional do vinho, será palco do evento, que ganha ainda mais relevância ao atrair novos expositores internacionais. Pela primeira vez, Portugal participará com o espaço Wines of Portugal, reunindo mais de dez vinícolas de diversas regiões produtoras, como Alentejo e Lisboa. Além disso, a feira contará com vinícolas premium do Uruguai, Chile, Argentina, Espanha e França, entre outros países.

O cenário nacional também traz novidades, com a participação inédita de vinícolas do Vale do São Francisco, em Pernambuco, e da região de Brasília, ampliando a representatividade das diversas regiões produtoras do Brasil. A programação, além da exposição de rótulos, inclui palestras, workshops e masterclasses com especialistas do setor.

Pela primeira vez realizada no primeiro semestre do ano, a 5ª edição da WSA acontece em um momento estratégico para o mercado, antecipando as vendas de inverno – período de grande consumo de vinhos no Brasil. “Realizar a feira na maior região produtora de uvas do país permite uma imersão completa no setor, com visitas técnicas e negociações presenciais. A mudança para maio fortalece ainda mais as vendas sazonais e o impacto no mercado”, destaca Marcos Milanez Milaneze, diretor da WSA.

Voltada para profissionais do setor, a Wine South America deve promover mais de 2 mil reuniões de negócios ao longo de três dias, reforçando sua posição como uma plataforma essencial de networking e comercialização para a indústria do vinho na América Latina.

Itália amplia presença na WSA 2025

A Wine South America, organizada pela Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere, segue fortalecendo sua conexão com o mercado internacional. Com mais de 50 anos de experiência na realização da Vinitaly – uma das principais feiras de vinhos do mundo –, o grupo traz para o evento brasileiro todo o seu know-how e expertise no setor.

Um dos grandes destaques da edição de 2025 será a expansão da participação italiana. O estande coletivo da Itália, promovido pela Italian Trade Agency (ICE-ITA), terá o dobro do tamanho em relação à última edição, chegando a 360m². Mais de 30 produtores e importadores exclusivos de vinhos italianos já confirmaram presença, reforçando a forte presença do país no evento e ampliando as oportunidades de negócios e networking.

Sobre a Wine South America

A Wine South America acontecerá de 6 a 8 de maio de 2025, no coração da Serra Gaúcha, a principal região produtora de vinhos e espumantes do Brasil.

Bento Gonçalves, cidade anfitriã do evento, é reconhecida como a capital brasileira da uva e do vinho e abriga a renomada Denominação de Origem (DO) Vale dos Vinhedos. Além disso, a poucos quilômetros dali, o município de Pinto Bandeira ostenta a certificação de Denominação de Origem para espumantes, sendo a primeira do gênero no Novo Mundo.

A WSA reunirá mais de 360 marcas nacionais e internacionais em um só espaço, promovendo conexões estratégicas e impulsionando negócios em toda a cadeia vitivinícola. O evento se consolida como uma oportunidade única para profissionais do setor ampliarem seu networking e explorarem a maior concentração de vinhos da América Latina.

Informações para a imprensa:

Ana Demoliner | Raquel Fronza

Apura Conteúdo

Assessoria de Imprensa – Wine South America

raquel.fronza@gmail.com | (54) 98125.2898

anamdemoliner@gmail.com | (54) 99904.7520

www.apuraconteudo.com.br/

 

Leia também VIK Chile celebra a vindima 2025 com a Fiesta del Vino

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…