Conheça as Principais Uvas Brancas

Uvas Brancas - conheça um pouco sobre elas!
Uvas Brancas – conheça um pouco sobre elas!

No post anterior, falei pra vocês sobre as principais uvas tintas. Hoje vou apresentar as principais uvas brancas e falar um pouco de suas características. Espero que gostem! Apenas para relembrar para elaborar um vinho branco, normalmente, são utilizadas uvas brancas, isto é, sem coloração na casca. Mas, é possível também fazer um vinho branco a partir de uvas tintas. Ocorre que o suco da maior parte das uvas tintas não tem cor, pois apenas a casca possui a pigmentação. Logo, um vinho branco, pode ser feito a partir do suco das uvas tintas, embora essa prática não seja muito usual.

A Chardonnay é conhecida como “A Rainha das uvas brancas”

Chardonnay – Conhecida como a “Rainha das Uvas Brancas” por ter emigrado de Borgonha, sua terra de origem, para quase todos os lugares do mundo. Seu sabor vai da fruta verde, passa pela cítrica e chega à tropical, dependendo do clima onde é cultivada (fresco, moderado e quente, respectivamente). Possui acidez naturalmente alta e produz vinhos secos. Quando fermentada e envelhecida em barricas de carvalho pode apresentar notas de madeira e avelã.

Excelentes vinhos são produzidos com a Sauvignon Blanc no Vale do Loire e em Bordeaux, na França
Excelentes vinhos são produzidos com a Sauvignon Blanc no Vale do Loire e em Bordeaux, na França

Sauvignon Blanc – Uvas Brancas provenientes de climas frescos e moderados com aromas e sabores penetrantes de frutas verdes e herbáceos. Possui aromas refrescantes. Na França, são produzidos excelentes vinhos no Vale do Loire, como os Sancerre, e em Bordeaux, os Sauternes(vinhos doces). Algumas regiões de climas mais moderados da Nova Zelândia, da Califórnia, da África do Sul e do Chile também produzem vinhos de qualidade superior com a mesma casta.

Alemanha, Áustria, Austrália e Alsácia (na França) são clássicas regiões de produção da Riesling
Alemanha, Áustria, Austrália e Alsácia (na França) são clássicas regiões de produção da Riesling

Riesling – As regiões clássicas de produção dessa casta são Alemanha, Áustria, Austrália e França (Alsácia). A Riesling normalmente é marcada por acidez saborosa e um delicado aroma frutado floral. Dependendo do clima onde é cultivada pode apresentar aromas de frutas verdes e até de frutas de caroço (pêssego). Essa é uma casta apropriada para colheitas tardias uma vez que os açúcares se desenvolvem lentamente e a uva consegue reter sua acidez. Os níveis altos de acidez, inclusive, ajudam muitos Riesling a envelhecer na garrafa, onde desenvolvem sabores de mel e de torrada.

Tem dúvidas? Gostaria de pedir por um artigo que ainda não fizemos? Deixe seu comentário com a sua sugestão!

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…