Cristofoli Redescobre Vinho Raro para o Dia dos Pais

Na Cristofoli Vinhos de Família, uma tradição italiana preservada por gerações, um tesouro esquecido foi recentemente redescoberto. Bruna (37), Lorenzo (29) e Letícia (27), jovens enólogos da família, encontraram 30 garrafas Magnum do Instinto Corte Tinto 2018 – uma mistura de Merlot e Tannat –, que haviam sido reservadas e esquecidas no porão da vinícola. Essa descoberta é especialmente significativa, pois o vinho marca a primeira safra com passagem por barrica de carvalho da vinícola.

Para celebrar o Dia dos Pais, em 11 de agosto, essas garrafas raras estão sendo oferecidas como um presente exclusivo. As garrafas, ainda cobertas de poeira, foram cuidadosamente embaladas em caixas especiais feitas de madeira de grápia, a mesma usada nas primeiras pipas da família. As caixas foram artesanalmente construídas por Loreno, juntamente com seu filho Lorenzo, em uma homenagem ao legado familiar.

“Estamos celebrando nosso pai e todos os pais que dedicam suas vidas ao trabalho e à família. Estas 30 garrafas simbolizam todo o amor e dedicação que ele colocou em cada vinhedo, em cada vinho e em cada um de nós”, destacou Lorenzo Cristofoli, enólogo da família.

O Instinto Corte Tinto 2018 é um vinho de cor vermelho rubi com tons violeta, apresentando um perfil aromático rico em frutas vermelhas e negras, complementado por notas de frutas secas, chocolate, cravo e café, originados dos 12 meses de maturação em barricas de carvalho francês. Com taninos macios, acidez equilibrada e um retrogosto que evidencia a qualidade das uvas, este vinho promete uma experiência sensorial única e uma longevidade notável.

Leia também – Miolo Lança Malbec Argentino 2023

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…