DV Catena em homenagem 200 anos da Independência do Brasil

DV Catena em homenagem ao bicentenário de independência do Brasil
DV Catena em homenagem ao bicentenário de independência do Brasil

Para celebrar os 200 anos da Independência do Brasil, a ser completado esse ano, foi criado o vinho argentino DV Catena Tinto Histórico Edição Bicentenário 2019. Lançado em edição limitada, o vinho colecionável traz em seu rótulo a inscrição “Homenaje a mi país hermano”, com a assinatura de Nicolás Catena Zapata, produtor do vinho e que tem uma relação afetiva muito próxima com o Brasil.

Desenvolvido especialmente para marcar a data comemorativa, esse é o primeiro vinho da bem-sucedida linha DV Catena (criada por Nicolás em homenagem a seu pai, Domingo Vicente) que é produzido a partir de um corte de três uvas: Malbec (75%), Bonarda (19%) e Petit Verdot (6%). As cepas foram selecionadas por Alejandro Vigil, enólogo-chefe das Bodegas Catena Zapata, em quatro diferentes vinhedos, com características distintas de altitude e solo. Com certeza o vinho promete!

Lunlunta está a 920m de altitude, tem solo de origem aluvial com argila nas camadas superiores e pedregulhos nas mais profundas. Gualtallary, a 1.450m, tem parcela de solos com calcário e pedregulhos, além de pedras de rio nas partes mais profundas.

Eugenio Bustos está localizado a 1.090m e apresenta solos arenosos, com camadas de húmus de calcário e pedras de rio na base. Já El Mirador, a 750m de altitude, tem solos aluviais de origem sedimentar, com húmus e matéria arenosa.

Cada parcela do vinho é maturada em uma barrica de carvalho (nova, de segundo e de terceiro uso) específica para ela. Segundo a vinícola, o resultado é um tinto opulento e de grande equilíbrio, que encanta com facilidade. Tem excelente capacidade de guarda, mas já está pronto para ser bebido, harmonizando com carne vermelha, massas e queijos. Hummmm! Que delícia! Fiquei curiosa e já quero experimentar.

Jantar de lançamento DV Catena Tinto Histórico Edição Bicentenário 2019

Para lançar o DV Catena Tinto Histórico Edição Bicentenário 2019, a Mistral promoverá em São Paulo no próximo dia 9 de agosto um jantar com a participação especial de Adrianna Catena, filha caçula de Nicolás. Mais informações sobre o vinho e de como participar do evento: www.mistral.com.br/especiais/centenario , tel. (11) 3372-3401 ou whatsapp (11) 9113-3912.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…