Experiência única: produza seu próprio vinho natureba no Vale dos Vinhedos

Faccin Vinhos oferece experiência inesquecível para enófilos
Faccin Vinhos oferece experiência inesquecível para amantes de vinhos naturais

A Faccin Vinhos, situada na cidade de Monte Belo do Sul, famoso Vale dos Vinhedos-RS,  preparou uma experiência prática e inesquecível para os enófilos, amantes de vinhos naturais,  que têm o sonho  de produzirem seu próprio vinho. Será uma oportunidade única de participar de todo o processo de produção de um “vinho natureba”, desde a colheita ao envase e, até mesmo, à rotulagem. Os participantes da experiência também terão direito a 50 garrafas do vinho produzido.

Após chegada na Faccin, os participantes receberão chapéu e tesoura para darem início à colheita
Após chegada na Faccin, os participantes receberão chapéu e tesoura para darem início à colheita

Para quem desconhece, o vinho natural é aquele elaborado a partir de técnicas sustentáveis, tanto no vinhedo como na vinícola, ou seja, com leveduras selvagens das próprias cascas das uvas e sem adição de sulfito, sem correções alcoólicas e sem filtragem. De forma geral, são vinhos mais puros, com menor intervenção humana e com, digamos, uma identidade bem própria.

Experiência em três etapas

A experiência acontecerá em três etapas realizadas em diferentes épocas do ano. A primeira será no próximo dia 17 de janeiro, com a colheita das uvas  e a respectiva vinificação. A segunda será a trasfega (transferência do vinho de um recipiente para outro com o objetivo de separar o vinho limpo das borras que ficam sedimentadas no fundo) e ocorrerá em meados de julho. Já a terceira e última fase vai ser o momento do envase e da rotulagem, e será realizada no final de 2020. Todas as etapas acontecerão na Faccin, onde também ocorrerão almoços festivos, especialmente elaborados para os participantes do evento, e regados a vários vinhos da vinícola.

As três etapas do curso acontecerão na Faccin
As três etapas do curso acontecerão na Faccin

Bruno Faccin, representante da quarta geração de produtores dos vinhos Faccin, explica que a ideia de criar um evento dessa natureza surgiu de demandas dos próprios clientes. “A ideia foi amadurecida e transformou-se em um projeto da vinícola junto ao Sebrae e agora é uma realidade. Vamos ensinar, com muito prazer, o passo a passo da produção de um vinho natural”, explica satisfeito.

Faccin Vinhos

Antonio e Bruno Faccin - terceira e quarta gerações
Antonio e Bruno Faccin – terceira e quarta gerações da família à frente da vinícola

A Faccin Vinhos foi fundada na década de 30 e está atualmente sob o comando de Antonio e de Bruno Faccin ( terceira e quarta gerações da família). A vinícola produz seus vinhos a partir de uvas próprias de vinhedos sustentáveis e a vinificação que processa é toda natural, seguindo o que fazia Ermínio Faccin, pioneiro da vinícola, em 1934.  Seus vinhos têm produção bastante limitada. Vários de seus produtos já receberam prêmios da revista Adega, Guia Descorchados e Wines Brazil of Awards. Destaque para o vinho laranja Faccin Malvasia Bianca 2018.

Passaporte Meu Vinho Natureba

Meu Vinho Natureba
Meu Vinho Natureba

Aqueles que tiverem interesse em participar da experiência deverá comprar o passaporte pelo site da vinícola. O valor do investimento é de R$3.400,00, que podem ser divididos em até 10 vezes. Além do titular, o passaporte dá direito a participação de um acompanhante nas três etapas e nos almoços. Duas garrafas do “Meu Vinho Natureba” serão entregues ao final do curso ao titular e as 48 demais serão enviadas pelo Correios.

Mais informações pelo whats app (54) 99614-6331 .

https://www.facebook.com/faccinvinhos/videos/451105199117843/
Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…