Guatambu Angus Extra Brut é o espumante Revelação do Guia Descorchados 2017

O espumante Angus Extra Brut foi considerado o espumante revelação no maior Guia de Vinhos da América do Sul, Descorchados 2017. Outro grande destaque foi o espumante Extra Brut, que foi classificado entre os melhores Extra Brut do Guia. Ambos os rótulos receberam 91 pontos. Também integram a lista de rótulos recomendados os espumantes Guatambu Nature e Poesia do Pampa Brut, da Guatambu Estância do Vinho, de Dom Pedrito, RS.

Espumante Angus. Foto: Eduardo Rocha
Espumante Angus é destaque no Guia de vinho chileno Descorchados. Foto: Eduardo Rocha

Maior referência em vinhos da América do Sul, o Guia Descorchados chega a 19ª edição este ano, com mais de 3 mil vinhos foram avaliados pela publicação. Este é o segundo ano consecutivo que a Guatambu integra a lista dos melhores do ano pelo Guia Descorchados. Em 2016 os espumantes Extra Brut, Angus Extra Brut e Nature safra 2014 também estiveram entre os melhores.

Espumante Elegante e Fresco

O espumante Angus Extra-Brut, é uma parceria com Associação Brasileira de Criadores da Raça Angus. Elaborado com uvas Chardonnay, colhidas manualmente, é produzido pelo processo champenoise. O Guatambu Extra Brut, também elaborado pelo método clássico, já recebeu Medalha de Ouro no 10º Concurso Internacional La Mujer Elige na Argentina.

Guatambu Extra Brut
Guatambu Extra Brut

Segundo a sócia-proprietária e enóloga Gabriela Hermann Pötter, o crescimento dos espumantes Guatambu, tanto em vendas quanto em premiações, mostra que este perfil de espumantes elegantes e frescos foi uma grande aposta da vinícola e é uma tendência consolidada no mercado brasileiro. Os rótulos tem a consultoria do enólogo uruguaio Alejandro Cardoso.

Sobre a Guatambu

A Guatambu é uma vinícola boutique que trabalha com administração familiar, em pequena escala, somente com uvas próprias, lotes limitados e garrafas numeradas, em Dom Pedrito, na Campanha Gaúcha, desde 2003. Situada no coração do pampa gaúcho, na fronteira com o Uruguai, o cultivo da videira é marcado por um terroir com mais de 2.300 horas de luminosidade durante o período vegetativo da videira e escassez de chuvas no verão, garantindo a maturação fenólica das uvas e a opulência de seus vinhos.

A vinícola conta com um complexo enoturístico, que engloba área de produção, auditório, sala de degustação, salão com parrilla para eventos e loja, com referências arquitetônicas voltadas à cultura gaúcha e às estâncias do pampa, sendo considerada referência em estilo, beleza e modernidade. Desde maio de 2016 funciona com 100% de energia solar, tornando-se o primeiro empreendimento da área na América Latina movida através de energia limpa. estanciaguatambu.com.br |guatambuvinhos.com.br

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…