Panetone e Espumante: Harmonizações para o Natal

Com o Natal se aproximando, o panetone volta às gôndolas dos supermercados como um símbolo tradicional das festas de fim de ano. Seja na versão clássica com frutas cristalizadas ou no irresistível chocotone, esse pão doce é peça-chave da ceia natalina e da hora da sobremesa. E para deixar a experiência ainda mais especial, a harmonização com espumantes pode elevar o sabor e combinar perfeitamente com qualquer versão da iguaria.

O sommelier André Rech, da Cooperativa Vinícola Garibaldi, destaca a combinação ideal para os panetones com frutas cristalizadas. Segundo ele, o Garibaldi Prosecco Brut é a escolha perfeita para acompanhar essa versão clássica. “Esse espumante apresenta acidez e frescor que equilibram com as frutas e as raspas de limão que compõem a massa do panetone,” explica Rech.

Para os amantes do chocolate, a recomendação é o Garibaldi Moscatel, um espumante premiado internacionalmente com mais de 70 conquistas em seu histórico. Rech explica que a combinação ocorre por semelhança, equilibrando o dulçor do panetone de chocolate com a acidez do espumante. “Deixa literalmente um casamento perfeito,” completa o sommelier.

Caso a opção seja o panetone trufado, há outra alternativa igualmente interessante: o Garibaldi Prosecco Rosé SWEET, um espumante do tipo Demi-Sec. Com seu dulçor médio, acidez equilibrada e corpo leve, ele é ideal para combinar com a complexidade e cremosidade do chocolate presente no recheio da iguaria.

Com essas dicas, os espumantes Garibaldi surgem como opções versáteis e sofisticadas para harmonizar com os clássicos da ceia, proporcionando uma experiência de sabores única para os momentos especiais do fim de ano.

Leia também – Pró-Vinho Lança Campanha e Parceria com ViniPortugal

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…