Queda em 10% na exportação do Vinho do Porto para o Brasil contraria tendência global de crescimento

produtos-portugueses-vinhos-do-porto

Este ano, as exportações portuguesas para o Brasil estão em baixa e o vinho do Porto, um dos mais tradicionais produtos portugueses no Brasil não é exceção. Segundo dados do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, no primeiro semestre de 2015 as exportações desse tipo de vinho para o mercado brasileiro caíram. No período de janeiro a junho deste ano as vendas de vinho do Porto no Brasil fecharam em 1,54 milhões de euros, menos 10% do que no mesmo período do ano passado.

A queda nas vendas do vinho do Porto para o país seguiu a tendência das exportações portuguesas, mas com menor intensidade, já que as exportações totais para o Brasil tiveram no primeiro semestre uma queda de 29%, segundo os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil (MDIC).

A França, apesar de uma queda de quase 3% nas suas importações, para 36,4 milhões de euros, permaneceu como o maior consumidor mundial de vinho do Porto. Em segundo lugar está o próprio mercado português, onde as vendas subiram 8%, para 21,4 milhões de euros.

images (15)

Na lista dos dez maiores mercados mundiais de vinho do Porto estão ainda Holanda, Bélgica, os Estados Unidos da América, Reino Unido, Canadá, Alemanha, Dinamarca e Espanha. Em quase todos estes países, as vendas de vinho do Porto cresceram no primeiro semestre, com exceção da Holanda,onde também houve queda de 10%, e destaque para o mercado britânico, que subiu quase 22%.

A seguir ao Brasil, que é o 11º consumidor mundial de vinho do Porto, as vendas deste produto português têm como maiores compradores a Itália, Polônia e Suíça, todos com importações acima de um milhão de euros no primeiro semestre deste ano, segundo o IVDP.

Fonte – Portugal Digital

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…