Vinícola Santa Augusta apresenta o tinto iMorTali

biodinamica-2
Vinhedos biodinâmicos da Vinícola Santa Augusta. Foto: site da vinícola

A Vinícola Santa Augusta produz sua linha de vinhos de Altitude sob o comando das jovens empresárias Taline e Morgana De Nardi. Primas e com gosto em comum pelos vinhos, elas encararam  de frente o desafio de administrar o empreendimento. Em 2006, a concretização do trabalho veio com as primeiras vinificações de Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay e Moscato Giallo.

A vinícola é a primeira do Brasil a produzir vinhos biodinâmicos, que tem por base o cuidado com a terra, com um plantio sustentável e manejo responsável de redução do uso de fungicidas e a total eliminação do uso de herbicidas nos vinhedos da Santa Augusta. A implementação do projeto, realizado com o apoio do enólogo Jefferson Sancineto, resultou na elaboração do vinho iMorTali, o mais expressivo da VSA, cujo nome foi inspirado nas duas jovens proprietárias Morgana e Taline (Mor + Tali), que representa a longevidade e força, uma forte característica do seu terroir, portando muita personalidade, equilíbrio e elegância.

Imortali
Nome inspirado nas duas jovens proprietárias da vinícola Morgana e Taline

A Vinícola Santa Augusta possui hoje duas áreas de vinhedos: Uma na cidade de Videira, com 11 ha de vinhedos, e cuja altitude oscila entre 878 e 1004, e outra propriedade na cidade de Água Doce, com um área de 6 ha de vinhedos com altitude de 1.200 m. destinada ao plantio das castas tintas como Cabernet Sauvignon, Merlot , Cabernet Franc, Malbec, Montepulciano e Pinot Noir.

Prêmios da Vinícola Santa Augusta:

VII Concurso Internacional de Vinhos no Brasil – Um dos maiores e mais relevantes eventos de vinhos da América Latina, e um dos mais reconhecidos do mundo premiou a VSA com três medalhas para seus excepcionais e elegantes espumantes. O Brut Rosé ganhou em sua categoria, recebendo medalha de ouro e os espumantes Moscatel e Brut Branco receberam medalha de prata.

Prêmio Decanter Brazil’s – Decanter World Wine Awards , evento realizado pela maior e mais relevante revista de vinhos do mundo, a Decanter que aconteceu em Londres, Inglaterra, concedeu a medalha por seu esplendoroso vinho Moscato Giallo.

19º Concours Mondial de Bruxelles – Evento que aconteceu em Portugal, considerado um dos mais antigos e respeitados concursos de vinhos do mundo,Vinícola Santa Augusta recebeu Medalha de Prata por seu Espumante Moscatel.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…