Wine Walk, nova atração da Vinícola Aurora

As visitações ocorrem na Serra Gaúcha

O Wine Walk, nova experiência turística da Aurora, foge das tradicionais atrações da vinícola em sua Matriz, no Centro de Bento Gonçalves, e na unidade do Vale dos Vinhedos. No passeio de cerca de 1h30min, os visitantes serão recebidos por um sommelier para uma caminhada em meio aos parreirais, com explicações técnicas e paradas para degustações dos vinhos junto aos vinhedos de cada variedade. Os turistas também recebem um box de finger foods e um espumante para curtirem a paisagem ao final da caminhada. O kit inclui ainda um chapéu, que pode ser levado como lembrança.   

No percurso, serão degustados os premiados vinhos Aurora Pinto Bandeira Chardonnay e o Aurora Pinto Bandeira Pinot Noir e o espumante Aurora Extra Brut Pinto Bandeira, todos com o selo de Indicação de Procedência (I.P.). A expectativa é que Pinto Bandeira conquiste, em breve, a Denominação de Origem (D.O.) Altos de Pinto Bandeira, sendo a primeira exclusiva para espumantes dentre as regiões produtoras do Novo Mundo.          

Nova experiência enoturística da Vinícola Aurora

Turismo de experiência em todas as unidades

Com o lançamento do Wine Walk, em Pinto Bandeira, a Aurora fecha o circuito de visitações nas três unidades da marca na Serra Gaúcha. A vinícola mais premiada do Brasil foi pioneira em enoturismo, criando a primeira experiência turística do país em 1967.

“Desenvolvemos esta atividade para valorizar a cadeia da uva e do vinho desde a origem, da videira até a garrafa, permitindo que o visitante também tenha uma experiência de contato com o ambiente natural, tão requisitado desde o início da pandemia. A ideia é unir a bela paisagem com conhecimento e proporcionar momentos de relax. É uma experiência única no Brasil” destaca a supervisora de Turismo da Vinícola Aurora, Ana Maria De Paris Possamai.   

Desde então, a empresa recebe turistas nacionais e internacionais em sua Matriz, em Bento Gonçalves. A visita guiada é oferecida de forma gratuita e inclui ainda degustações e loja de vinhos. No endereço é possível realizar ainda minicursos e provar as degustações Premium e Super Premium, pagos à parte. Nos últimos cinco anos, mais de um milhão de visitantes já passaram pelo local. Em julho deste ano, a Aurora também abriu as portas de sua unidade Vale dos Vinhedos para visitação. Apesar de não oferecer tour, o espaço abriga uma charmosa loja de vinhos e disponibiliza degustações especiais para os turistas.    

“Cada unidade da Aurora apresenta suas particularidades. Na Matriz o visitante encontra a história e toda a trajetória dos cooperados, além das linhas de produtos elaborados hoje pela vinícola. No Vale dos Vinhedos, oferecemos uma experiência especial, em um espaço mais intimista e atendimento personalizado, dentro de uma unidade 100% sustentável. E em Pinto Bandeira o visitante poderá conhecer onde tudo começa, o vinhedo”, finaliza Ana Maria De Paris Possamai, supervisora de Turismo da Vinícola Aurora.  

A experiência é única

A experiência ocorre de segunda a sexta-feira, sempre às 10h. Os ingressos custam R$ 250,00 e devem ser adquiridos diretamente na plataforma. Os grupos terão, no máximo, 10 participantes. O agendamento prévio é obrigatório para todas as experiências turísticas oferecidas pela Vinícola Aurora. A regra vem sendo adotada desde o ano passado em função das restrições impostas pela pandemia e, mesmo com as flexibilizações mais recentes, permanece em vigor.    

Para garantir um lugar nas atrações das unidades Matriz e Vale dos Vinhedos é preciso acessar a plataforma Wine Locals, o link é https://www.wine-locals.com/. Para o tour gratuito, o agendamento deve ser feito exclusivamente pelo telefone (54) 3455.2095 ou pelo WhatsApp (54) 9.9134.5916.          

Leia: Espaço reúne vinhos, queijos especiais e muito mais

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…