Yayoi Kusama “veste” La Grande Dame de Veuve Clicquot

Vocês conhecem a artista Yayoi Kusama? Ela é japonesa e faz muito sucesso no mundo afora! Agora, ela concebeu uma criação maravilhosa para celebrar a La Grande Dame 2012, a badalada champanhe da Veuve Clicquot.

Yayoi Kusama e o champagne La Grande Dame 2012 – Foto: divulgação

Yayoi Kusama e Madame Clicquot

A ligação entre essas duas mulheres de épocas diferentes existe desde 2006, quando para um leilão de caridade lá em Tóquio, Yayoi Kusama deu nova vida a um retrato de Madame Clicquot com seu famoso método de bolinhas (chamado de polka dot). Agora, a interação entre a artista e a Veuve Clicquot continua com esta mais nova colaboração criativa.

Nova vida ao famoso retrato da viúva

Embora elas estejam separadas por mais de 150 anos, os destinos de Madame Clicquot e Yayoi Kusama são notavelmente semelhantes. Ambas nasceram em famílias abastadas e enfrentaram a rigidez dos meios burgueses. Ao longo de suas vidas, tiveram um impulso inabalável para ganhar independência … e conseguiram conquistar o mundo com excelência e competência!!

Madame Clicquot, a grande dama de Champagne

Mulheres fortes e perfeccionistas

Após a morte prematura de seu marido em 1805, Madame Clicquot assumiu as rédeas da casa de Champagne da família quando ela tinha apenas 27 anos, em uma época em que era raro mulheres dirigirem um negócio. Por sua vez, Yayoi Kusama trocou seu país natal, pela América aos 28 anos, reivindicando sua independência.

Ambas com bonitas histórias de vida, compartilham uma busca constante pela excelência, nunca hesitando em ultrapassar limites para alcançar suas diferentes visões e buscando sempre inovações. “Nossos vinhos devem ser lisonjeiros para os olhos e para o paladar”, sintetizou Madame Clicquot, que apropriadamente ficou conhecida como “La grande dame de la Champagne”.

La Grande Dame – Safra 2012

A Veuve Clicquot pediu a Yayoi Kusama para revisitar a garrafa e a caixa de seu vintage recém-lançado, La Grande Dame 2012. A artista utilizou de seus desenhos de bolinhas e florais em sua reinterpretação. A criação floral também é reprisada em uma criação original traduzida por “Meu coração que floresce na escuridão da noite” para o formato magnum de La Grande Dame. E no mais, esta criação de edição limitada está disponível em apenas 100 peças numeradas!!!! (Eu quero umaaaa!!!!!). Agora, se uma La Grande Dame já é cara, imagina essa limitada e com bolinhas da Kusama (rsrsrsrs!!!).

La Grande Dame Vintage

Eu querooooo
Eu querooooo!

La Grande Dame 2012 de Yayoi Kusama é considerada vintage, pois utiliza uvas de apenas uma safra. A bebida estará disponível a partir de meados de outubro. Para saber mais sobre esta colaboração excepcional e receber atualizações, visite o site da Veuve Clicquot

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…